Uma publicação nas redes sociais do Bayern de Munique após golear o Arsenal por 5 a 1, nesta quarta-feira, indica o tamanho do problema do time inglês na Liga dos Campeões. Ao comemorar o resultado, o perfil do Bayern no Twitter pergunta aos ingleses: “Vai ser o mesmo ano que vem?”. A provocação se explica pelo histórico de fracassos recentes do Arsenal nas oitavas de final: são seis eliminações na mesma fase nos últimos seis anos, duas delas contra o próprio Bayern.
Bayern provoca Arsenal após derrota
A maldição começou em 2011, quando o Arsenal chegou a vencer o eventual campeão Barcelona por 2 a 1 no jogo de ida, mas foi superado por 3 a 1 na volta e amargou a eliminação. O pior é que nos anos seguintes o roteiro de largar bem sequer se repetiu: nas últimas cinco vezes, o Arsenal já parecia fadado ao fracasso depois do primeiro jogo.
Foi assim nas duas ocasiões em que o Arsenal se viu eliminado pelo Bayern nas oitavas, em 2013 e 2014, quando foi para o jogo de volta com desvantagem de dois gols para reverter. Neste ano é ainda pior: para surpreender o Bayern em Londres e seguir vivo na Liga dos Campeões, o Arsenal terá que vencer por quatro gols de diferença.
Caso seja eliminado, será a sétima queda consecutiva do Arsenal no mesmo estágio da Liga dos Campeões. Um eventual fracasso lançaria ainda mais pressão sobre o treinador Arsène Wenger, que tem seu emprego de de 21 anos à frente do clube inglês cada vez mais ameaçado devido aos resultados insatisfatórios. No cenário europeu, Wenger levou o Arsenal a apenas uma decisão de Liga dos Campeões, em 2006, quando o time foi derrotado pelo Barcelona.
Relembre as últimas eliminações do Arsenal nas oitavas da Liga dos Campeões:
2010-11: Barcelona (3-4 no placar agregado)
2011-12: Milan (3-4 no placar agregado)
2012-13: Bayern (3-3 no placar agregado)*
2013-14: Bayern (1-3 no placar agregado)
2014-15: Monaco (3-3 no placar agregado)*
2015-16: Barcelona (1-5 no placar agregado)
*perdeu no critério do gol fora de casa