Cotidiano

Nintendo lança 'Super Mario Run' para smartphones nesta quarta-feira

RIO – Cerca de três meses depois de o mundo dos games ficar surpreso com a revelação de que a Nintendo lançaria o primeiro jogo para smartphones com o icônico personagem Super Mario, o título “Super Mario Run” começa a ser disponibilizado, nesta quarta-feira, para mais de 150 países do mundo.

Devido à expectativa gerada desde a notícia, divulgada em setembro, analistas do mercado de games estão antecipando um grande número de downloads logo no primeiro dia após o lançamento do jogo, por enquanto disponível apenas para o sistema iOS. Mas a Nintendo garantiu que os celulares Android poderão receber o game no começo de 2017.

O game terá duas versões. Uma delas, com download gratuito, terá limitações de fases. Para baixar o jogo completo, será cobrado um valor de US$ 10 (cerca de R$ 35).

A Nintendo informou que os usuários só poderão jogar enquanto estiverem conectados à internet, para evitar pirataria. Esta medida, porém, gerou críticas de sites especializados. Segundo as reclamações, muitas pessoas enfrentarão dificuldades para jogar quando estiverem se locomovendo em ônibus ou trens, por exemplo. Principalmente em países em desenvolvimento, onde a internet nem sempre é das melhores.

Anunciado em setembro, junto com a apresentação do iPhone 7, da Apple, “Super Mario Run” é o primeiro videogame desenvolvido pela Nintendo para smartphones. Lançado em julho, “Pokémon Go” delegou a maior parte do trabalho de desenvolvimento e administração à produtora japonesa Niantic.

O lançamento do jogo nesta quarta confirma uma mudança na estratégia da Nintendo, que antes demonstrava receio de investir no mercado de games para smartphones.