Cotidiano

Descoberto matadouro que vendia carne de gato como se fosse de coelho

CHINA-ANIMAL

PEQUIM ? As autoridades de Chengdu, na província de Sichuan, no sudoeste da China, descobriram um abatedouro que matava gatos domésticos e os vendia como carne de coelho, informou a mídia local nesta terça-feira.

De acordo com o diário estatal ?Global Times?, a descoberta aconteceu no último dia 22, quando a polícia encontrou quase uma tonelada de gatos, entre animais vivos e carcaças congeladas, em três locais diferentes, sendo um armazém, um matadouro e um frigorífico.

Quando os policiais realizaram a batida, vários gatos estavam boiando num tanque usado para afogá-los, e outros estavam numa máquina usada para remover o pelo ou presos num saco, aguardando o abate.

? Isso não é ilegal. O que tem de errado em comprar e vender gatos ? disse Huang Pingfu, que comandava a operação, ao ser questionado se os gatos eram vendidos como coelho para restaurantes locais.

CHINA-ANIMAL (2)

Pingfu contou que mata cerca de 100 gatos por dia, que geram lucro de aproximadamente 3 mil yuans, cerca de R$ 1.500. As carcaças eram vendidas por 20 yuans por quilo. O negócio funciona há mais de 20 anos.

Segundo o comerciante, as carcaças eram vendidas como carne selvagem para açougues ou como coelho para restaurantes. Ele também vendia animais vivos, que eram transportados para a região autônoma de Guangxi Zhuang em caixas contendo 200 gastos, ao preço de 32 yuans por animal.

CHINA-ANIMAL (3)