Se você já está de mala pronta, contando os dias no calendário para entrar de férias, dê uma pausa nos preparativos para dar uma geral em casa antes da folga. A Secretaria de Saúde de Cascavel, por meio do Departamento de Vigilância/Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental/Setor Controle de Endemias orienta alguns cuidados que devem ser redobrados a fim de evitar a formação de criadouros de Aedes aegypti.
As condições climáticas atuais acendem um grande alerta, uma vez que são muito favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Além disso, o período de férias traz ainda mais preocupação à secretaria, visto que muitas empresas e domicílios ficam por um período maior sem inspeção do cidadão e do agente de Endemias. As dicas são essenciais para quem for viajar e deixar a casa por um período superior a cinco dias sem ninguém para fazer a manutenção.
Confira as orientações:
– Antes de fechar a empresa para férias coletivas é necessário que seja feita uma limpeza minuciosa do ambiente externo, com eliminação e destruição de todos os possíveis criadouros;
– Verificar a vedação da caixa de água e fazer a limpeza das calhas;
– Vedar vasos sanitários e ralos com plástico ou tecido que não permita a entrada do mosquito;
– Verificar as bandejas de ar-condicionado e geladeiras;
– Piscinas devem ser tratadas regularmente, independente de estarem em uso ou não. Por isso, é importante organizar com o responsável pelo tratamento com antecedência.
O combate à dengue é de responsabilidade de todos. Atualmente, Cascavel tem 11 casos confirmados da doença no atual período epidemiomiológico.
Fonte: AEN