Variedades

Como garantir o cuidado dos cabelos durante o verão?

Sol, praia, piscina são essenciais para o verão, mas exigem cuidados redobrados com o cabelo

Como garantir o cuidado dos cabelos durante o verão?

O início de um novo ano pode ter significados diversos. Para muitos moradores do hemisfério sul, o final e começo de ano representam calor, férias e verão. Segundo um levantamento realizado em 2023 pela plataforma Opinion Box, para 84% dos brasileiros, o verão é sinônimo de praia e sol.

Características muito amadas por grande parte da população, o mar, a praia e o Sol são essenciais durante a estação mais quente do ano. Porém, na diversão alguns cuidados também se fazem necessários, afinal, a combinação destes elementos por um período estendido de tempo pode ser prejudicial à saúde de algumas partes do corpo.

A pele sofre bastante com os efeitos da radiação solar desprotegida, causando até mesmo a dor e ardência imediata de uma queimadura que serve como lembrança aos banhistas para preferir a sombra e abusar do protetor. No entanto, os danos que o verão pode causar aos cabelos são pouco debatidos e nem sempre ganham a devida atenção.

A exposição indevida à radiação solar pode causar opacidade (falta de brilho), fios quebradiços, desbotamento, ressecamento e alterações na textura (fios mais espessos e ásperos).

Portanto, como evitar frustrações e danos à saúde do cabelo durante as férias? A seguir encontram-se algumas dicas importantes para o cuidado das madeixas no verão.

Hidratação Intensiva

Assim como a pele, os cabelos se tornam mais ressecados no verão e necessitam de hidratação intensiva e constante. Um dos passos mais importantes para manter a saúde capilar é investir em produtos altamente hidratantes.

Máscaras, manteigas e ampolas emolientes devem ser usadas, pelo menos, uma vez por semana para que a água seja devolvida aos fios, garantindo uma textura mais suave. Ingredientes como pantenol, aloe vera, glicerina e óleos podem fazer a diferença na composição destes produtos.

Proteção contra o Sol

A proteção contra a radiação solar não deve ser reservada apenas para a pele. Os cabelos também precisam de produtos que evitem que os raios UV danifiquem a estrutura dos fios. Para isso, o ideal é preferir leave-ins específicos para o uso no sol, porém, protetores térmicos como os utilizados para tratamentos com fontes de calor também podem ajudar na tarefa.

Cuidados em piscinas e no mar

O cloro e o sal são grandes responsáveis pelo ressecamento, quebra e desbotamento dos cabelos — principalmente para aqueles tratados ou coloridos quimicamente. Antes de nadar, é aconselhado o uso de cremes sem enxágue, que podem ajudar a diminuir os danos imediatos.

Após o banho em piscinas ou na água do mar, é preciso enxaguar os cabelos com água doce para retirar o excesso de cloro e sal que podem ficar impregnados nos fios. Estas ações irão ajudar no aspecto quebradiço e sem vida do cabelo após um dia de praia.

Cuidados frequentes

É claro que cabelos que recebem cuidados frequentes, em todas as estações do ano, se tornam mais resistentes a ressecamento e quebra imediatos. Investir em bons produtos, indicados para um tipo específico de cabelo, e criar um cronograma capilar semanal são ações que garantem a diminuição considerável de danos.

Durante um período de verão com calor e praia, algumas necessidades dos fios podem se alterar, precisando de mais hidratação ou produtos mais suaves. Uma boa escolha pode ser o shampoo em barra natural, que proporciona uma limpeza não agressiva — sem altas concentrações de sais e detergentes — e hidratação na lavagem, além de ser de fácil transporte.

A estratégia, portanto, não é evitar momentos de diversão no verão, mas sim, prevenir danos e conter riscos para que a falta de cuidado não se torne um problema depois.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock