Política

CPI da Saúde?

CPI da Saúde?

O vereador Edson Souza (MDB), sugeriu, ontem (9), durante sessão ordinária da Câmara de Cascavel, que a Casa Legislativa instaure uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar situações envolvendo a secretaria de Saúde de Cascavel. Segundo o parlamentar, episódios como o ocorrido na semana passada com a falta de pneus nas ambulâncias, devem ser esclarecidos e culpados investigados.

 

Eletivas

A nova CPI da Saúde pode, enfim, movimentar a política local. E também será a oportunidade da Comissão de Saúde obter as informações sobre as cirurgias eletivas feitas com recursos das emendas impositivas – mais de R$ 2 milhões. Os números prometidos (e também “esquecidos”) pelo líder do Governo Paranhos na Casa, vereador Pedro Sampaio.

 

“Arrocho”

Na sessão de ontem (9), as críticas contras os secretários de Paranhos, puxadas pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola, ganharam coro entre todos os vereadores. Espínola mostrou as “pilhas” de ofícios enviados aos secretários e à presidente da Transitar que, segundo ele, “ficam na gaveta”. Ele voltou a afirmar ser fiel ao prefeito pela história e amizade quem têm, mas que não vai mais admitir que a Câmara Municipal seja “ignorada” pelos membros da administração municipal: secretários, diretores e gerentes.

 

“O treinador”

Claro que todos os vereadores que usaram da palavra para reclamar dos secretários fizeram questão de isentar o prefeito Paranhos, mas não pouparam nenhum membro do primeiro escalão, a exceção foi o vereador Edson Souza (MDB), que disse que quem escala o time e tem responsabilidade sobre ele “é o treinador”.

 

Plano Saneamento

O Tribunal de Contas do Paraná determinou à prefeitura de Marechal Cândido Rondon que, no prazo de doze meses, atualize o Plano Municipal de Saneamento Básico. O TCE apontou que o município deixou de apresentar a revisão periódica do seu Plano de Saneamento Básico. De acordo com o Órgão de Controle, a atualização desse plano é uma ferramenta estratégica de gestão, essencial para concretização das medidas de universalização do abastecimento de água potável e de coleta e tratamento do esgoto sanitário.

 

Republicanos

O empresário e ex-deputado federal Marcelo Almeida assumiu a presidente do Republicanos no Paraná. Almeida substitui o cascavelense Valdemar Jorge, secretário de Desenvolvimento Sustentável do governo Ratinho Junior. Segundo informações, não haverá grandes mudanças no rumo do partido no Estado, a sigla continuará na base aliada do Governo Ratinho Junior.

 

Transporte público

A Assembleia Legislativa do Paraná reuniu especialistas em mobilidade pública para discutir a criação de mecanismos para implantação de um sistema de transporte gratuito nos municípios do Paraná. Para especialistas, a implementação da tarifa zero seria possível após a criação de financiamentos interfederativo para custear o serviço, com um processo de negociação entre os entes federados (municípios, estados e governo federal).

 

Candidata no Paraná?

Informou o Blog Politicamente que o ex-presidente Jair Bolsonaro cogitou filiar Michele Bolsonaro no PL do Paraná para que ela viesse a disputar a eleição suplementar ao Senado Federal, caso a Justiça Eleitoral declarasse a perda do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil). Segundo informações, as equipes de Bolsonaro estão monitorando processos contra senadores em três estados do país que poderiam resultar em eleição suplementar ao Senado.