Opinião

Desculpas, tô fora!

JULIANO GAZOLA
Destaco a importância de uma abordagem realista e comprometida com o trabalho, combinando aspirações financeiras

Não há simplesmente nenhuma desculpa para dar desculpas no trabalho – ou em qualquer outro lugar que importa.

Quando você está atrasado para uma consulta e você se ouve dizendo: “Sinto muito que estou atrasado, mas o trânsito foi o responsável”, pare com a palavra “desculpe”. Culpar o trânsito não justifica o fato de que você manteve as pessoas esperando. Você deveria ter saído mais cedo. Você certamente não terá que pedir desculpas por: “Sinto muito que cheguei cedo, pois eu saí antes e o trânsito estava tranquilo.”

Se o mundo funcionasse assim, não haveria desculpas.

Eu gosto de dividir desculpas em duas categorias: para atenuar e sutilezas.

A desculpa “Meu cachorro comeu a chave do carro ” sem graça, parece algo assim: “Sinto muito por ter perdido a nossa data de almoço. Meu assistente marcou para o dia errado no meu calendário. ”

Tradução: “Você vê, não é que eu esqueci a data do almoço. Não é que eu não o considere tão importante o almoço com você. É que meu assistente é inepto. Culpe meu assistente, não eu.

O problema com este tipo de desculpa é que raramente conseguimos fugir com ela – e dificilmente é uma estratégia de liderança eficaz. Depois de analisar vários resumos de feedback de 360°, tenho uma ideia do que as qualidades que os relatórios diretos respeitam e não respeitam em seus líderes.

Nunca vi comentários que dissessem: “Eu acho que você é um grande líder porque adoro a qualidade de suas desculpas”, ou “Eu pensei que você estava com problemas, mas você realmente mudou depois de usar essa desculpa”.

As desculpas mais sutis aparecem quando atribuímos nossas falhas a alguma característica comportamental que aparentemente está alojada em nossos cérebros. Falamos de nós mesmos como se tivéssemos falhas genéticas.

Você certamente ouviu essas desculpas. Talvez você tenha usado algumas: “Estou impaciente.” “Sempre deixo as coisas para fazer no último minuto.” “Eu sempre tive pavio curto.”

Habitualmente, estas declarações expositivas são seguidas de dizer: “Sinto muito, mas é assim que eu sou”.

É incrível como muitas vezes eu ouço pessoas brilhantes, bem-sucedidas fazer comentários intencionalmente autodepreciativos. É uma arte sutil porque, na verdade, eles estão se estereotipando e usando isso para desculpar o comportamento de outra forma indesculpável.

Nossos estereótipos pessoais frequentemente provêm de histórias ou noções preconcebidas sobre nós mesmos que foram preservadas e repetidas por anos, às vezes remontando até a infância. Essas histórias podem ter pouca ou nenhuma base de fato. Mas eles se imprimem em nossas mentes e estabelecem baixas expectativas que se tornam profecias autorrealizáveis.

A próxima vez que você se ouvir dizendo: “Eu não sou bom em …” pergunte a si mesmo: “Por que não?”

Isso não se refere apenas às nossas aptidões em matemática ou mecânica. Também se aplica ao nosso comportamento. Desculpamos o nosso atraso, porque temos vindo a correr atrás de todas as nossas vidas, e nossa família, amigos e colegas nos deixar fugir com ele. Estas não são falhas genéticas. Nós não nascemos assim, e nós não temos que ser assim.

Se pudermos parar de nos desculpar, podemos melhorar em quase tudo o que escolhermos. Quem é bom em dar desculpas, pode não ser bom em mais nada!