No terceiro dia seguido em que as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná foram atingidas por fortes temporais, cerca de 200 profissionais da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento de energia a 21.570 unidades consumidoras desligadas. As chuvas, com ventos fortes e descargas atmosféricas, que assolaram a região na madrugada deste sábado, dia 12, provocaram, até o momento, 572 serviços emergenciais que as equipes precisarão atender para religar todos os consumidores.
Cada emergência dessas representa um ponto diferente na rede que precisa ser verificado e consertado. Em algumas situações a queda de árvores sobre a rede e a quebra de postes, bem como a dificuldade de acesso à rede, tornam o trabalho mais complexo. No momento, os municípios mais afetados são Capanema, com 8.639 consumidores desligados, Nova Prata do Iguaçu, com 4.543, e Vitorino, com 2.487.
SEGURANÇA
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.