Saúde

Gripe: Cascavel ainda tem 14 mil doses estocadas na rede municipal de saúde

Gripe: Cascavel ainda tem 14 mil doses estocadas na rede municipal de saúde

Cascavel – Em Cascavel, nem o retorno temperaturas mais baixas registradas nesta semana ajudou a reduzir a grande quantidade de vacinas contra a gripe que continuam estocadas nas unidades de saúde da rede municipal. Mesmo sendo lançada ainda antes da chegada das temperaturas mais baixas, na qual aumenta a incidências das síndromes gripais, a população não buscou a imunização como era esperado e, com isso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está emitindo um novo alerta quanto a importância de se imunizar.
Para o médico e diretor do HR (Hospital de Retaguarda) de Cascavel, Lísias de Araújo Tomé, assim que o frio chega, a tendência é de fechar as janelas de casa ou do ambiente de trabalho e, com isso, o vírus circula com maior facilidade, mas é importante manter sempre os ambientes ventilados. “A gripe de hoje é muito diferente de anos atrás, os vírus são muito mais agressivos e antes uma gripe que curava de dois a três dias; hoje mata”, alertou.
De acordo com o médico, um dos exemplos vem do próprio HR (Hospital de Retaguarda) que está com praticamente todos os leitos ocupados e cerca de 80% deles são de pessoas que tem doenças respiratórias. No HR são atendidos prioritariamente pacientes idosos, com doenças cardíacas ou com pneumonia. Para a Sesau, isso é reflexo da baixa procura da vacina, que em anos anteriores, nesta época, já havia atingido pelo menos 90% do público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Vacinação permanente
Existem ainda pelo menos 14 mil doses da vacina nas unidades de saúde da cidade, disponível para a população geral acima de 6 meses de idade. Até agora, 33.872 doses foram aplicadas, sendo que somente o público prioritário é um grupo de mais de 131 mil pessoas. Segundo a Sesau, as vacinas que tem vencimento em abril do próximo ano serão aplicadas até encerrarem os estoques. Somando o grupo prioritário com o da população em geral, o total de doses aplicadas é de 96.839.
A cobertura para o público infantil é de 40,92%, em gestantes 35,13%, idosos 64,76%, trabalhadores da saúde 48,32%, professores 40,69% e nas puérperas é de 16,23%. A imunização ocorre em todas as unidades de saúde do Município, tendo tem início às 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. O Programa Municipal de Imunização recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado.

Lago Azul terá uma nova
Unidade Saúde da Família

Cascavel – Construída há mais de 25 anos para atender moradores, o Bairro Lago Azul ganhará uma nova Unidade Saúde da Família. O anúncio foi feito na manhã de sexta-feira (11) pelo prefeito Leonaldo Paranhos e o deputado estadual Oziel Luiz Batatinha, já que a obra contará com recursos de uma emenda do parlamentar, no valor de R$ 1,3 milhão, além de recursos do Município e do Estado do Paraná.
“Chegou o momento de nós fazermos também essa unidade. Já construímos 20 unidades de saúde novas em Cascavel e o Lago Azul está se desenvolvendo, entrou no perímetro urbano, vai crescer, então nós queremos fazer uma grande unidade de saúde aqui para encontrar com esse grande serviço que nossos profissionais fazem aqui”, disse Paranhos. De acordo com o deputado, foi solicitado ao prefeito que apontasse uma obra que fosse de extrema necessidade e que ele pudesse colaborar destinando uma emenda parlamentar.
Para o presidente da Associação de Moradores do Lago Azul, Roberto Zorzan, comemorou e disse que a comunidade, agora terá uma unidade de saúde com um novo ambiente. “Para nós, é muita alegria. A gente tem uma equipe maravilhosa aqui nessa unidade que atende o Florais do Paraná, Colônia Barreiros e Lago Azul. Nós temos uma equipe técnica, enfermagem, médicos, tudo de primeira, atendimento de primeira. O que estava faltando era a estrutura da nossa unidade”, afirmou o líder comunitário.
De acordo com o assessor de gabinete da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Claudio Evaristo Cesar, o projeto arquitetônico já está pronto e agora estão sendo trabalhados os projetos complementares pela equipe de engenheiros. Atualmente, há uma equipe do Programa Saúde da Família que atende 4,5 mil pessoas, mas com a nova unidade isso vai triplicar.
A construção será ao lado da atual unidade, que continuará atendendo normalmente durante as obras.