Variedades

Vender uma moto: passo a passo para quem quer vender seu veículo

Vender uma moto: passo a passo para quem quer vender seu veículo

Nunca houve tanta procura por motocicletas como nos últimos 3 anos. Essa busca se deu pelos mais variados motivos. A sensação de liberdade ao sentir o vento batendo quando pilota uma moto faz com que muitos se apaixonem e deixem de vez os automóveis. A pressa é outro fator importante a ser levado em consideração, já que o trajeto entre dois pontos feito numa moto acaba sendo mais rápido que num automóvel. Mas com o evento Covid 19, a quantidade de entregadores que se utilizaram de motos para delivery tomou uma proporção enorme. Foram dois anos trancados em casa e em função disso todos tivemos que contar com esse precioso serviço de entrega, dos mais variados tipos de produtos, mas em sua maioria, da área alimentícia, já que restaurantes e bares tiveram que fechar as portas. </p.

Com isso o mercado de motocicletas aqueceu bastante, e muitos motociclistas optaram por comprar motos usadas e seminovas.

 

Quais são as melhores plataformas para vender sua moto usada

Se você não der a grande sorte de conhecer alguém que esteja interessado em comprar sua moto, terá que partir para o método tradicional e anunciá-la.

O mercado de carros e motos está bastante aquecido, e os valores chegaram a subir nos últimos meses. Então como fazer para vender sua moto?

Atualmente existem diversas formas de anunciar de forma eficiente sua moto, seja através de redes sociais, de concessionárias (que ficam com um percentual do valor final), em sites especializados em compra e venda de veículos, que sempre têm um número enorme de interessados e grande visualização, mas também tem um custo previamente estipulado.

 

Pesquisando o Valor da sua moto

A primeira e mais importante base de dados sobre valores de veículos a ser consultada sempre será a Tabela Fipe. Ela é a fonte mais confiável e com certeza estará atualizada pelos profissionais responsáveis pela sua atualização de acordo com o sobe e desce do mercado. Então baseie o valor de venda da sua moto na Tabela Fipe, levando em consideração algumas questões importantes que veremos abaixo.

 

Avaliando as Condições da gerais da sua moto

Ao vender um veículo devemos levar em consideração diversos itens:

  • Ano – quanto mais antiga, menos o valor (A não ser que seja moto de colecionador e aí vai te render uma boa quantia)
  • Tempo de uso / quilometragem – ambos farão diferença no cálculo do valor anunciado da sua moto. Considere a Tabela Fipe, mas o desgaste e a quilometragem com certeza farão o valor cair.
  • Reparos a serem feitos – o ideal é entregar a moto em perfeito estado,sem amassados, arranhões, ou qualquer marca de acidentes ou batidas. Caso você esteja sem recursos para realizar o conserto, também terá que baixar o valor que encontrará na Tabela Fipe, e negociar com o possível comprador um desconto.

 

Considerando Outros Fatores (Documentação, histórico de manutenção e acessórios extras)

Quem compra um veículo, espera que tudo esteja nos conformes, tanto o seu estado, pagamentos em dia, manutenção, e que não apresente nenhum problema após a compra.

Também precisamos destacar algumas questões a serem consideradas na hora da venda.

  • Documentos ok, no nome de quem está vendendo, com todos os impostos e multas pagos. Nada consta da moto emitido pelo Detran em mãos.
  • Tudo que foi feito em matéria de reparos deve ser informado ao novo dono, se possível com notas fiscais, garantias, e contatos dos profissionais contratados para os serviços realizados. Por questões éticas e para evitar possíveis aborrecimentos futuros.
  • Peças – muitos motociclistas gostam de dar aquela incrementada na moto, mas, boa parte deles prefere, ao comprar, receber tudo com peças originais. Então a dica é, caso você faça alguma mudança, algum detalhe para dar um up na sua moto, não deixe de guardar as peças originais. Elas podem ser fundamentais na hora da venda. E, esses detalhes não farão diferença no valor da Tabela Fipe. Ou seja, se você gastou uma pequena fortuna com revestimentos de bancos ou painel especial, isso não vai interferir no valor da Tabela, nem no valor da venda. A menos que o novo comprador tenha gostos semelhantes aos seus, aprecie as mudanças e resolva mantê-las.

 

 

Divulgação Eficiente

O que você deve levar em conta na hora de vender sua moto é o motivo que o fez se desfazer do seu bem. Para pagar dívidas, para comprar um carro, ou mesmo para fazer um upgrade e comprar outra moto melhor.

Então é de suma importância definir que estratégia vai usar. Se precisa do dinheiro mais rápido, deve estar disposto a negociar, com uma margem melhor para o novo comprador, de modo a chegar a um valor final que seja o suficiente para você.

Escolher o canal de anúncio também será vital na hora de vender sua moto, Quanto mais visualizações, maiores as chances de concluir rapidamente a negociação.

E, nesse caso, os sites de compra e vendas de veículos serão sua melhor opção, já que serão capazes de atingir um público a que você nunca teria acesso sem a colaboração deles.

E, um dos fatores mais importantes é dar aquele capricho na moto antes de tirar as fotos. A imagem conta sim, e muito, na hora de se decidir, então não perca possíveis contatos por falta de apuro na hora de fotografar sua motocicleta. Escolha um local iluminado, preferencialmente de cor clara, sem rebocos nas paredes (sim, isso causa má impressão!), e que permita fotografar a moto por todos os ângulos, incluindo os mínimos detalhes. Um ring light pode ajudar.