Cotidiano

Cascavel tem Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste ano, Creas já atendeu 10 casos de vítimas de abuso sexual e dois de exploração sexual

Cascavel tem Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Cascavel) já atendeu neste ano 10 casos de vítimas de abuso sexual e dois de exploração sexual. As vítimas eram crianças e adolescentes. Um cenário triste que enfatiza a necessidade do envolvimento de toda a sociedade em fazer parte da rede de proteção aos mais vulneráveis. Neste mês de maio, a Secretaria de Assistência Social realiza a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilização que acontece em todo o País.

A abertura está programada para segunda-feira, 15, às 8h30, no auditório da Unioeste, quando haverá o seminário “Violência sexual contra crianças e adolescentes: marcas para a vida”. O evento é promovido pela Rede de Atenção e Proteção Social de Cascavel e Unioeste, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes e Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro é voltado para a comunidade acadêmica.

No seminário, haverá mesa-redonda com a delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), Mariana Antonieta Manso Vieira; a escritora do livro infantil Rabicho e o Carinho Esquisito e psicóloga, Juliana Molina Constatino; e a doutora em educação, André Cristina Martelli.

O evento já tem 400 inscritos. Os interessados podem se inscrever até às 18h desta sexta-feira (12), no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTOZWDWzEWvV5ZpImMtEgPJeHJAt34PAQxjXjBfPPrJAB5ww/viewform

FÓRUM
O ápice da Semana será no dia 18 de maio, às 8h30, na Unipar, quando será realizado o XVIII Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, evento da Seaso e do Conselho Municipal.

A palestra que abre o evento terá o tema “Garanta a escuta protegida e evita a revitimização”, que será ministrada pela  Graziela Damian Favaro e Danielle Simone Frez, técnicas do Setor de Escuta Especializada do Município.

Na sequência, haverá a palestra “Por que o abuso sexual infantil também é problema seu?”, que será ministrado pela psicóloga e escritora Juliana Molina.

O evento já tem 300 inscritos e segue com inscrições abertas até o dia 16 de maio pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdi0igA8GYAEZj9ENJaHRRJyi72LtXr0CmTqOAIqi1guGcPGA/viewform

Crédito: Secom