A segurança no trânsito é uma bandeira mundial e vem ganhando cada dia mais destaque em prol da preservação de vidas, sendo priorizada pelos governos com o objetivo de reduzir os impactos causados na saúde, na segurança pública e na economia. E para discutir esse tema será realizado em Cascavel o I Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná nos próximos dias 18 e 19 de maio, a partir das 8h30, no Teatro Municipal.
Garantir deslocamentos seguros é um desafio, especialmente, para os gestores públicos, que precisam assegurar um planejamento voltado para o cumprimento de ações para a mobilidade urbana sustentável e redução de mortes e lesões no trânsito, considerando as normas legais vigentes e os recursos disponíveis.
O Fórum tem o objetivo de promover um debate acerca dos fatores que interferem na segurança viária e na mobilidade urbana dos municípios, com a apresentação de soluções aplicadas no Brasil, como forma de contribuição para os processos decisórios dos gestores públicos.
As apresentações e debates do dia 18 estarão divididos por rodadas temáticas que convergem para segurança viária.
Período da manhã – Painel 1: Saúde;
Período da tarde – Painel 2: Gestão e Educação;
Painel 3: Infraestrutura viária;
Painel 4: Segurança Pública.
As apresentações e debates do dia 19 serão voltados para soluções de mobilidade urbana, com rodadas temáticas apresentando experiências e soluções para o transporte coletivo e melhoria na mobilidade dos municípios.
Período da manhã – Painel 1: Integração do Transporte Municipal;
Painel 2: Plano de Mobilidade;
Período da tarde – Painel 3: Requalificação do Sistema de Transportes; Painel 4: Eletromobilidade e a Implementação dos Ônibus Elétricos;
Painel 5: Micromobilidade.
O evento é organizado pelo Município de Cascavel, através da Transitar e pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e conta com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Detran e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Haverá exposição de ônibus elétricos nos dois dias de evento.
O Fórum tem como público-alvo os prefeitos dos 58 municípios associados da Amop; secretários e dirigentes de: Trânsito, Mobilidade/transportes, Saúde, Infraestrutura, Educação e Segurança Pública.
Como o trânsito influencia em vários setores da sociedade, também foram convidados: DER, DNIT, G8 de Cascavel (Acic, Amic, Sinduscon, Sindilojas, OAB, Sindicato Patronal Rural, Sociedade Rural e Codesc), órgãos de segurança pública, da saúde e entidades de transportes.
O evento contará com palestrantes reconhecidos nas respectivas áreas. Para participar, garantir a inscrição até dia 15 de maio, por meio do link: https://forms.gle/szhtSbBGB9iLFaFi7
Crédito: Secom