Cotidiano

Prefeitura terá cronograma para corte de 457 árvores no Lago de Cascavel

Prefeitura terá cronograma para corte de 457 árvores no Lago de Cascavel

A Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Cascavel terá que apresentar nos próximos dias um cronograma para iniciar o corte das 457 árvores que ficam na parte debaixo do Lago Municipal da cidade, ação que está atrelada ao andamento do Plano de Segurança da Barragem do Lago. A decisão foi acertada em uma audiência com o Ministério Público que tem uma decisão judicial favorável à retirada das árvores.

A medida terá que ser executada visando proteger a barragem do Lago, expedida ainda em dezembro de 2021, logo após a barragem ter sido enquadrada com alto risco de rompimento. As fiscalizações ocorreram em todo o país, após o rompimento da barragem de Brumadinho, uma tragédia em que devastou a região e deixou 272 mortes.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Nei Haveroth, o cronograma deve ser apresentado nos próximos dias e, depois que ele for aceito, a programação deve ser seguida já que a retirada que deve ser feita para manter a segurança da barragem do Lago Municipal, sendo esta uma das ações previstas no Plano de Segurança da Barragem. Para isso, o processo terá que ser feito de forma detalhada, com todas as informações anexadas no processo.

Haveroth disse que o Município precisa cumprir a ordem judicial e que, tecnicamente, as árvores não tem a função de segurar a barragem. Além disso, elas impedem que seja feita uma vistoria no talude do lago. “Do jeito que está não tem nenhum técnico que consiga fazer uma inspeção detalhada ali para emitir um laudo, por isso, precisamos seguir os trâmites legais e cortar as árvores, que serão substituídas por um grande gramado”, explicou.

O secretário salientou ainda que mais da metade de árvores são de pinus e que esta é uma árvore exótica, sendo enquadrada como “invasora”, não deixando outras plantas crescerem. Além disso, essa questão do plano de barragem está atrelada também a liberação do projeto do Território Verde.

 

Território Verde

A ideia do Território Verde é transformar o espaço do Lago Municipal em um dos parques mais belos do mundo, por meio de um projeto arquitetônico desenvolvido pelo o Escritório Jaime Lerner, um dos últimos trabalhos com a participação de um dos maiores urbanistas do mundo.

A proposta é ter no mesmo espaço, um local de preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades. A pista de caminhada, ciclovia e a Avenida Rocha Pombo serão revitalizadas, assim como todo o entorno do Lago Municipal e do Parque Ambiental Paulo Gorski, considerado a maior floresta urbana da região Sul do Brasil. A orla contemplará um espaço gastronômico com restaurantes e café, além de palco flutuante, playgrounds, portais, academia ao ar livre, entre outros espaços de cultura e lazer.

O Território Verde terá uma legislação específica que irá definir as edificações e a forma de construir no entorno da área. A chamada “Via Parque”, que percorrerá todo o Território Verde, deverá priorizar a mobilidade de pedestres e ciclistas por meio de calçadas largas e permeáveis, ciclovias e vias compartilhadas com identidade visual e mobiliário urbano específico, além de sombreamento arbóreo.

 

Foto: Celso Dias

 

“Bem Reciclar” incentiva restauração de

móveis para beneficiar famílias carentes

 

O Dia Mundial da Água comemorado, ontem, (22) foi marcado por diversas ações em Cascavel, entre elas, o lançamento do programa Bem Reciclar que visa restaurar móveis considerados inservíveis e repassar à Secretaria Municipal de Assistência Social que vai encaminhar para as famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem do mobiliário. Para isso, uma oficina social vai funcionar no Ecoponto Manaus.

Na oficina social serão restaurados móveis inservíveis do Município e da população que sejam possíveis serem restaurados e, além disso, os móveis do Município que forem restaurados poderão ser reutilizados dentro da própria administração. “É um projeto inteligente, de rentabilidade, de economia e também ambiental e será de grande valia para a nossa cidade”, enfatizou o prefeito Paranhos.

Nei Haveroth, secretário municipal de Meio Ambiente reforçou ainda que esse trabalho ajudará a despoluir a cidade, já que vai evitar que muitos desses mobiliários sejam descartados de forma irregular. A oficina contará com apoio de apenados do Depen que já possuem experiência com marcenaria e, ainda, de servidores do Município. O programa será desenvolvido com apoio do Conselho dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional.

Outra ação foi a entrega de uniformes para os trabalhadores que fazem a triagem do lixo reciclável nos ecopontos de Cascavel.