Cotidiano

Servidoras do HUOP participam de palestras em comemoração ao dia internacional da mulher

Servidoras do HUOP participam de palestras em comemoração ao dia internacional da mulher

As servidoras do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), participaram de palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça (07) e quarta-feira (08). O evento foi realizado pela Comissão de Humanização do HUOP e aconteceu no auditório do CEAPAC.

Na terça-feira (07), a enfermeira e terapeuta Kelly Jackelini Jorge dos Santos, Coordenadora Executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná (SINTEOESTE), realizou as palestras de aromaterapia e dança circular.

No primeiro tema, as participantes puderam aprender um pouco mais sobre a história e a origem dos óleos aromáticos até a popularização nos dias de hoje. A forma como cada essência pode agir em determinada situação, como ansiedade, dores de cabeça e até no ciclo menstrual também foram abordados na palestra. O segundo tema ministrado foi a dança circular; que tem o objetivo de fazer cada participante se conectar consigo mesma e com o grupo, usufruindo de uma experiência única e profunda em conexão com a música.

De acordo com Kelly Jackelini, “Ministrar as palestras com esses temas foi um momento de comemorar as vitórias das mulheres e de rememorar as lutas daquelas que vieram antes de nós”, explicou a terapeuta.

Nesta quarta-feira (08), a esteticista Marilei Chiapetti, realizou duas palestras sobre os cuidados da pele em casa. As participantes tiveram a chance de tirar suas dúvidas sobre os produtos para peles secas, oleosas e normais que podem ser usados no dia a dia. “Uma das maiores dúvidas das participantes foi sobre os produtos e como devemos fazer o uso corretamente. Os tipos de pele também sempre rendem muitas dúvidas, principalmente os cuidados diários em casa” finaliza a esteticista.

O tema sobre “a vulnerabilidade como caminho para ser quem você é” foi ministrada pela enfermeira e terapeuta Juliana Chrun.

“É na vulnerabilidade que soltamos as máscaras, acessamos nossas camadas mais profundas. É uma forma de renascer diante do processo de dor para ficar cada vez mais forte. Então, esse é o nosso objetivo desse encontro com as mulheres hoje, ter a oportunidade de se conhecer um pouco mais”, explica a terapeuta.

Feliz dia das mulheres a toda servidora que faz parte do dia a dia no HUOP.

Crédito: Assessoria de Comunicação Social/Fotos: Guilherme Silveira/HUOP