O FC Cascavel não terá vida fácil na reta final da primeira fase do Campeonato Paranaense. A equipe ainda tem três confrontos pela frente, sendo dois deles contra os invictos “Athletiba”, e precisará somar pontos para conseguir a vaga nas quartas de final.
O primeiro desafio será amanhã (16), fora de casa, contra o líder Athletico, pela 10ª rodada. A bola rola às 19h15, na Arena da Baixada. Na sequência, o Cascavel recebe o Coritiba, no domingo (19), em partida atrasada da 8ª rodada. O confrontou da semana passada precisou ser adiado em razão da falta de hotéis com disponibilidade para hospedar a delegação do Coxa, em virtude do Show Rural.
Por fim, a Serpente encerra a participação na primeira fase no dia 26, quando recebe o Foz do Iguaçu, no Estádio Olímpico Regional. Os oito primeiros colocados avançam para o mata-mata. O Cascavel está na 6ª posição na tabela, com 11 pontos.
O time está com um jogo a menos em relação aos adversários que se encontram abaixo na classificação. Entretanto, a Serpente está apenas dois pontos a frente do Aruko, 9º colocado.
RETROSPECTO
Apesar de enfrentar o Furacão, equipe vice-campeã da Libertadores em 2022 e que tem conquistado títulos nacionais e internacionais recentemente, o duelo entre FC Cascavel e Athletico tem sido marcado por equilíbrio. Nos últimos 12 jogos, foram três vitórias da Serpente, quatro triunfos do Furacão e cinco empates.
Na temporada passada, os times se enfrentaram na última rodada da primeira fase, em um confronto cheio de gols. O Athletico chegou a abrir 4 a 1, o Cascavel diminuiu a diferença para 4 a 3, e só não chegou ao empate por conta de um pênalti perdido no fim da partida.
Em 2021, quando ainda era comandado por Tcheco, o Cascavel enfrentou o Athletico três vezes. A Serpente venceu por 2 a 1 na fase de grupos, empatou em 1 a 1 no jogo de ida da semifinal, e venceu a partida de volta por 2 a 1. Na final o adversário foi o Londrina, que ficou com o título ao vencer nos pênaltis.
“PIAS DO NINHO” NO PROFISSIONAL
Nesta semana, mais dois “pias no ninho” subiram do time de base para o elenco principal do Cascavel. Leandro Matos, de 16 anos, e Ariel Gonzalez, de 18 anos, assinam o primeiro contrato profissional.
A equipe aurinegra conta com revelações de sucesso, como Bitello, que está no Grêmio, o meia Oberdan, que joga no Football Club Pohang Steelers, da Coreia, além dos jovens Juninho e Pedro Henrique, que fazem parte do time profissional da Serpente.
Foto: Daniel Malucelli