Refresh

This website oparana.com.br/cotidiano/governo-de-sp-diz-que-abuso-policial-em-protesto-esta-sendo-investigado/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Cotidiano

Governo de SP diz que abuso policial em protesto está sendo investigado

SÃO PAULO – O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, disse nesta quinta-feira que casos suspeitos de abuso policial nas últimas manifestações de rua estão sendo investigados pelo governo. Ele esteve no Ministério Público do Estado nesta tarde para discutir a atuação de agentes durante os protestos. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Judiciário, da Polícia Civil, além de entidades que organizam os movimentos, também estiveram presentes.

? Pudemos imaginar algumas situações que já estamos investigando e que realmente fogem de qualquer protocolo. Exemplo: a notícia de que policias teriam insurgido contra frequentadores de estabelecimentos comerciais e também momentos em que profissionais de imprensa tiveram dificuldade em exercer seu trabalho ? apontou ele.

Mágino frisou que todas as denúncias contra policiais estão sendo investigadas. Ele disse também que dois policiais foram afastados das manifestações.

? Mas não foram afastados de suas funções ? observou.

Um deles é o tenente-coronel Henrique Motta, que debochou de uma estudante ferida no olho num protesto ao compartilhar nas redes sociais a mensagem ?quem planta rabanete, colhe rabanete?. O outro policial é acusado de atropelar um jovem durante uma manifestação.

Segundo o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, a reunião desta tarde serviu para que “todos chegassem a um consenso do que é importante para a cidade”. Neste encontro, de cerca de duas horas de duração e com quase 50 presentes, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho para que representantes dessas entidades acompanhem as manifestações e “aperfeiçoem suas táticas”, ainda de acordo com Smanio.

? São várias as possibilidades ? concluiu ele após ouvir se seria possível que a polícia mude seu protocolo.

Nesta noite está um novo protesto está programado na capital paulista contra o presidente Michel Temer. Desde o fim da tarde, manifestantes estão concentrados no Largo da Batata, bairro de Pinheiros, Zona Oeste. O plano é seguir em caminhada até a residência de Temer na capital paulista. Por enquanto, o clima é pacífico.