Cotidiano

Água: Sanepar tem novo reservatório em Cascavel e prepara captação maior

Água: Sanepar tem novo reservatório em Cascavel e prepara captação maior

Cascavel – Depois que Cascavel amargou meses de falta de água e todo o Paraná sofreu com quase dois anos da maior crise hídrica da história, a preocupação com o principal recurso natural para a sobrevivência aumentou tanto por parte da população, quanto pelas empresas que prestam o serviço tanto de captação, tratamento e distribuição do precioso líquido, além do tratamento de esgoto. Ontem (24), quando foi comemorado o Dia do Rio, a Sanepar colocou em operação um novo reservatório de água, instalado na região Oeste da cidade.

Com capacidade de armazenar 2,4 milhões de litros de água, o novo reservatório aumenta em 48% a capacidade de reserva de água daquela região e amplia em quase 7% a capacidade de armazenamento de todo o sistema de abastecimento de Cascavel. O reservatório fica no Centro de Reservação Esmeralda, na saída para a cidade de Foz do Iguaçu.

De acordo com a gerente geral Sudoeste, Rita Camana, o novo reservatório foi construído em aço inoxidável e o investimento foi de cerca de R$ 1,8 milhão e contribuirá para manter a regularidade no sistema de abastecimento de água para a região atendida pelo centro. “Com os reservatórios de água, a Sanepar trabalha com maior segurança operacional e mantém o fornecimento de água em paradas emergenciais, preventivas ou de manutenção”, explicou.

A tecnologia construtiva aplicada é de implantação mais rápida que os reservatórios de concreto tradicionais. Com esse reservatório, Cascavel passa a contar com 29 unidades que armazenam a água, tanto no sistema de produção como no de distribuição, totalizando 41,4 milhões de litros. A recomendação técnica é a de que os sistemas tenham reserva de água para pelo menos 33% do consumo diário.

Mais água

Cascavel tem um consumo médio de 71 milhões de litros e o sistema conta com 58% de capacidade de armazenamento em relação ao consumo médio diário. Segundo Rita Camana, os reservatórios auxiliam para manter a regularidade no sistema e em eventuais paradas na produção de água, manutenções e nos casos de falta de energia, mas já quando se fala em estiagem eles não interferem muito porque nessa situação falta água para armazenar.

Pensando nisso, a Sanepar já tem outorga de outros rios e trabalha nos projetos para novas captações de água: Rio do Salto e Rio Tormenta. “Esperamos sempre acompanhar o crescimento das cidades e, para isso, temos que planejar uma maior captação e mais reservatórios, pensando nos próximos 30 anos”, falou a gerente, completando ainda que a empresa participa dos grupos do plano diretor da cidade e acompanha em qual região existe projeção de crescimento, quando são feitas as análises para implantação de novos reservatórios para atender a demanda naquela região.

DIA DO RIO

Para marcar o Dia do Rio, uma ação de preservação foi realizada no Rio Cascavel, na ponte da Rua Cezário Bazari, às margens da BR-277, na Região do Lago Municipal. Equipes de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IAT (Instituto Água e Terra) e da Sanepar se reuniram para plantar árvores nativas e frutíferas, ampliando uma das principais ações de preservação de rios que é a recuperação da mata ciliar.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nei Haveroth, a ação faz parte do processo de conservação continuada das bacias hidrográficas da cidade. No perímetro urbano existem 18 corpos hídricos entre rios, córregos e sangas, além das inúmeras nascentes em toda a cidade. O município é banhado pelas bacias hidrográficas dos Rios Piquiri, Iguaçu e Paraná.

Foto: Sanepar