Cotidiano

Natal 2022: Comércio projeta crescimento de 12% neste ‘Fim de Ano’

Natal 2022: Comércio projeta crescimento de 12% neste ‘Fim de Ano’

Cascavel – O Papai Noel já chegou na cidade que está toda iluminada e em clima de Natal, com luzes e muita decoração para atrair famílias de Cascavel e região para visitarem o centro da cidade outros pontos que foram bem decorados. É a tradicional época de novas esperanças e expectativa para o comércio, já que o Natal é a data mais importante para o setor, aquecido pelo incremento do décimo terceiro salário dos trabalhadores, no fim de novembro e no mês de dezembro.

Fábio Bigolin, vice-presidente de assuntos para o comércio da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), disse que a expectativa é que nesse ano o comércio tenha um crescimento de 10% a 12% em comparação ao ano passado. Segundo ele, várias situações contribuem para esse cenário mais positivo, como o fim das restrições imposta pela pandemia, a deflação, aumento do Auxílio Brasil e maior taxa de emprego, além do festejado décimo terceiro.

“Temos esse ano a Black Friday que promete ser maior do que no passado e temos uma boa expectativa”, disse Bigolin. Segundo ele, a decoração natalina este ano está maior e acaba levando as pessoas a saírem mais a passeio, que também movimenta o comércio, que sempre tem um horário estendido no mês de dezembro, o que também colabora com a projeção de crescimento maior.

“101 prêmios”

Para incentivar as pessoas a gastarem no comércio local, a Acic também lançou a maior campanha de Natal da cidade. Os lojistas participantes da campanha já estão entregando os cupons aos consumidores, que concorrerão ao sorteio de 101 prêmios que incluem um carro e uma motocicleta zero quilômetro. “Estamos muito otimistas com o resultado e com os reflexos positivos dessa ação na economia local”, disse o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.

A campanha conta com a participação de 224 empresas dos mais diferentes ramos e portes de todas as regiões do perímetro urbano de Cascavel. O consumidor ganha um cupom a cada R$ 100 em compras e então concorrerá a prêmios em quatro sorteios, que serão realizados nos dias 23 de novembro, 9 e 12 de dezembro, na Acic, e no dia 28 de dezembro, a partir das 18h, no calçadão da Avenida Brasil. As empresas participantes vão distribuir, até o dia 24 dezembro, um milhão de cupons.

Arrecadação municipal

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, disse que “nosso olhar está voltado justamente para esse turismo de negócio, que fomenta nossa economia, gera novos empregos e possibilita sucesso dessa demanda”.

No ano passado, por exemplo, a arrecadação com o ICMS ficou 19,5% acima da média nos dois últimos meses do ano. O ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) também apresentou crescimento de 9% em relação à média mensal, o que representou R$ 9.668.122,49 a mais nos caixas do Município, recursos investidos em todas as áreas da administração municipal.

Foto: Secom

+++

Casinha do Papai Noel já está aberta para visitação

Uma das principais atrações do Natal, é a tradicional casinha do Papai Noel, na Avenida Brasil, próximo à Catedral, já está recebendo o público. A casinha está toda decorada inclusive com duendes, árvore de natal, lareira e enfeites diferenciados. A ação faz parte do Natal do Oeste, realizado pela Prefeitura de Cascavel e está aberta para visitação todos os dias, a partir das 9h, com entrada gratuita.

Já o Papai Noel recebe as crianças de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Nos sábados, o atendimento acontece das 14h às 23h e no domingo das 15h às 22h. Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, será o último dia que o Papai Noel ficará das 10h às 14h. O centro de Cascavel está todo decorado para receber as famílias neste período natalino para registrar esse momento de confraternização, assim como o Lago Municipal e a Prefeitura que também são outros pontos de destaque na decoração deste ano.

Outro atrativo que tem chamado a atenção da comunidade é o carrossel, instalado também no centro. O brinquedo é gratuito e segue os mesmos horários de atendimento do Papai Noel. A atração é monitorada para garantir segurança dos pequenos.

“Cartinhas”

Na casinha também podem ser deixadas cartas com pedidos de Natal que podem ser “adotadas” para realização do “Sonho de Natal”. Outra iniciativa de cartas é a campanha “Cartinhas de Natal”, da Seaso (Secretaria Municipal de Assistência Social), que tem ainda mais de 400 cartinhas de crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, para serem adotadas. Ao todo, a campanha conta com mais de mil cartas e cerca de 600 já foram adotadas. Mais informações pelo telefone 3392-6352.