Liliam na Comissão de Ética
A Mesa Diretora da Câmara de Cascavel recebeu a representação protocolada contra a vereadora Professora Liliam (PT) e notificou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para dar prosseguimento ao processo. A representação foi protocolada em outubro pelo advogado Armando Souza e assinada por Paulo Delega de Oliveira, que pede ao Legislativo a apuração de suposta quebra de decoro parlamentar durante o período eleitoral.
Prazos
A partir de agora a Comissão deve dar publicidade à representação, indicar quem será o relator e notificar a vereadora representada, que tem 15 dias para fazer sua defesa prévia e indicar provas. A Comissão de Ética da Câmara é formada pelos vereadores Cidão da Telepar, Pedro Sampaio, Josias de Souza, Dr. Lauri e Aldonir Cabral.
Recontagem dos votos
A Justiça Eleitoral de Cascavel realizará a recontagem dos votos da eleição municipal de 2020 na próxima sexta-feira (11). O procedimento é necessário para verificar quem serão os vereadores que irão assumir as vagas de Celso Dal Molin e Cabral, que perderam o mandato após o TSE cassar a Chapa do PL que concorreu ao pleito de 2020 por fraude a cota de gênero. O MP, partidos políticos e OAB irão acompanhar a recontagem.
Notificação à Câmara
Após a recontagem dos votos, a Justiça Eleitoral tem o prazo de cinco dias para convocar os novos vereadores que irão ocupar as vagas, diploma-los e notificar a Câmara de Cascavel para proceder a alteração no quadro de parlamentares. Quem deverá ocupar as vagas será Josué de Souza (MDB) e Carlos Xavier (Republicanos).
Repúdio
A Câmara de Foz do Iguaçu emitiu nota referente as ameaças de morte, ofensas e insinuações sofridas, nos últimos dias, pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), nas redes sociais. A parlamentar de Foz foi alvo das ameaças após se posicionar politicamente sobre as eleições para presidente da República, que ocorreram no último dia 30 de outubro.
Suplentes empossados
A Câmara de Toledo empossou dois novos vereadores. Juliano Alves assumiu a vaga deixada do vereador Elton Welter (PT), que se licenciou por 30 dias. O vereador Jairo Cerbarro assumiu na vaga do vereador Valtencir Careca (PP), que solicitou afastamento para tratar de assuntos particulares.
Secretários de Estado
Rumores que rondam o Palácio Iguaçu dão conta de que o deputado estadual Marcel Micheletto (PL), deverá assumir uma secretaria do Executivo estadual em 2023. Durante o primeiro mandato de Ratinho Junior, Micheletto ocupou a secretaria de Administração e Previdência. Outro que deve ter futuro no governo Ratinho Junior é o deputado Paulo Martins (PL), derrotado na corrida ao Senado. Martins também é cotado para assumir uma secretaria de Estado.
Aeroportos
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir os planos de investimento do Bloco Sul de aeroportos. Os aeroportos do Paraná inclusos no bloco são: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri. O leilão realizado no ano passado assegurou R$ 2,85 bilhões em investimentos para nove aeroportos da região.