Variedades

Artistas nacionais, de renome internacional, irão se apresentar no Cascavel Jazz

Evento será realizado do dia 29 de setembro até 01 de outubro, no Teatro Municipal Sefrin Filho

Artistas nacionais, de renome internacional, irão se apresentar no Cascavel Jazz

A expectativa para a edição 2022 do Cascavel Jazz já é grande. Com uma programação variada de apresentações e oficinas gratuitas, o evento promete movimentar a cidade do dia 29 de setembro até 01 de outubro, reunindo dezenas de artistas de todo o País. O festival de música instrumental é um dos principais do Brasil e será realizado no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Além de músicos locais, o evento cultural irá receber também artistas nacionais e de renome internacional. Na quinta-feira (29), na abertura do evento, os grupos que se apresentam são: Time Out, Luciano Veronese – Sexteto, Ricardo Denchuski – Quarteto, Dallastra – Trio, Valter Mazo – Quarteto, Projeto Plasma, Paulo Drage & Grupo, Duo Brasileiro e Cascatrio. Na sexta-feira (30), quem sobe ao palco são os artistas Nivaldo Ornelas e o pianista Antonio Guerra e, também, o Trio Arismar do Espírito Santo, Glauco Solter e Cleber Almeida, com o repertório do Cataia. No sábado (01), os shows ficam por conta do Trio Corrente, com Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fábio Torres e, ainda, Groove Reunion, com Cuca Teixeira, Fábio Leal, Gabriel Gaiardo e Nino Nascimento.

Nos três dias, as apresentações acontecem a partir das 19h30. O workshop será realizado no sábado, a partir das 10h. A programação é gratuita. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Nesta edição, o Cascavel Jazz tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da empresa local MA Máquinas – John Deere, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Para mais informações sobre a programação é só acessar www.cascaveljazz.com.br

Sobre os artistas

Time Out

O grupo Time Out é um power trio instrumental formado por Mello Jr na guitarra, Celso Pixinga no baixo e Maurício Leite na bateria. Os três instrumentistas são reconhecidos por suas carreiras individuais como músicos acompanhantes e de estúdio. O trio vem combinando apresentações onde os compassos mistos, os improvisos, os solos e a destacada técnica de cada um convivem com dinâmicas extremas e a surpresa do diálogo entre os instrumentistas. Desde o lançamento do primeiro trabalho, o grupo vem realizando shows combinados com oficinas, workshops e master classes, em horários e dias pré ou pós-show.

Nivaldo Ornelas e Antonio Guerra

Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Transitando bem entre o popular e o erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara e sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé.
Entre os 16 prêmios que recebeu, destacam-se o de melhor trilha sonora para a peça O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, e o de melhor música original, para o filme A Dança dos Bonecos, de Helvécio Ratton. Entre os 14 discos produzidos como solista, destacam-se: Portal dos Anjos – Troféu Villa-Lobos e Viagem Através de um Sonho – Troféu Chiquinha Gonzaga

Antonio Guerra é pianista, sanfoneiro, compositor e arranjador, vai da orquestra à música popular, passando pelo jazz. Com formação erudita, tem Bacharel em arranjo pela UniRio e aprimorou os estudos na Suécia. Em agosto de 2015, lançou seu primeiro álbum “Movimentos”, com composições autorais e participações especiais de Ricardo Silveira, Mart´nália e Kiko Horta. No repertório, samba, valsa, baião, jazz e frevo. Antônio já ganhou o prêmio Mimo Instrumental.

Arismar do Espírito Santo, Glauco Solter e Cleber Almeida – Repertório Cataia

O trabalho de Arismar do Espírito Santo, Cataia, presta homenagem à cultura caiçara de São Paulo e do Paraná, trazendo composições marcadas por melodias de fácil assimilação. No repertório, temas do CD, parte gravado ao vivo com público e a outra parte preparada com antecedência, tudo entre a dinâmica de um sarau e a sobriedade de uma sala de concertos. Durante a apresentação, o público interage com a música, de forma que estas irão traçar, por meio de diversos ritmos e improvisos, a evolução da folha ao chá. O show conta com a participação especial de duas referências em seus instrumentos: Glauco Sölter no contrabaixo e Cleber Almeida na bateria.

Trio corrente

Formado em 2001 pela união do baterista Edu Ribeiro, do pianista Fábio Torres e do contrabaixista Paulo Paulelli, o Trio Corrente vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro, da MPB e do seu crescente repertório autoral. Nas performances do grupo, aliam-se em um agradável equilíbrio solos virtuosismos e momentos de sutileza. Já realizaram dezenas de turnês pela Europa, Japão, Estados Unidos e América Latina. Ganhadores do Grammy Awards e do Latin Grammy em 2014, ambos na categoria Melhor Álbum Latin Jazz.

Groove Reunion

Cuca Teixeira é um artista conceituado da cena Instrumental e Jazz no Brasil. Seu novo trabalho, Groove Reunion, é um projeto instrumental composto de músicas autorais com arranjos coletivos. Muito bem acompanhado nesse novo projeto, Cuca Teixeira assume a bateria, reunindo-se ainda com Fábio Leal na guitarra, Nino Nascimento no baixo e Gabriel Gaiardo nos teclados. Um super quarteto, com total interação musical e liberdade para improvisos inspirados e muito groove.

Crédito: Divulgação