A araucária é a árvore-símbolo do Paraná. O Estado é um dos pouco no mundo a ter um volume tão considerável desta espécie. Em Cascavel, por exemplo, há um programa voltado ao reflorestamento de araucárias e plantio em locais públicos como forma de manter viva essa que é uma das árvores mais belas da nossa flora.
Para marcar o Dia da Árvore, neste 21 de setembro, a Apae de Cascavel recebeu o secretário do Meio Ambiente, Nei Haveroth. Um aluno da Apae foi quem efetuou o plantio de uma muda de araucária, sob os olhares atentos de diretores, professores e alunos da instituição. “Parabéns aos alunos, professores e diretores por essa ação de valorização à natureza e contribuição com o bem estar não só do meio ambiente, mas também para a qualidade de vida de todas as famílias“, congratulou o secretário.
A área coberta hoje de Araucária angustifolia nativa na Região Sul do Brasil é cerca de 2% de sua cobertura original. Anos de intensa extração de madeira colocaram a Araucária angustifolia em perigo de extinção. Esta é uma árvore que fornece o pinhão ou semente de pinheiro que é uma iguaria muito apreciada naquela região. A Araucária angustifolia está tão ligada à cultura e tradição local que está presente até na bandeira do Paraná.
Esse símbolo tão importante precisa ser preservado e Nicole Haragutchi, juntamente com Manu Kanegoski, estudante da APAE de Cascavel, estão trabalhando em conjunto para preservá-lo. Elas uniram forças com os Embaixadores da Fundação da Nicole, a “If You Can Dream”, Meire e Dorival Vicente, e IDEAS for US, para criar eventos de plantio de Araucária angostifolia em diferentes locais ao redor de Cascavel. Além a Apae, o plantio será feito no Lago Municipal e nos parques Tarquínio e Vitória.