Cotidiano

Alpinistas carregam sacolas para recolher lixo no Everest

66023277_FILE- In this March 11 2017 file photo trekkers hike towards Everest Base camp near Lobuche.jpgCATMANDU ? Organizadores de expedições às montanhas no Nepal estão entregando grandes sacolas de lixo aos alpinistas que sobem ao Everest nesta temporada de primavera, para que recolham resíduos que são posteriormente transportados por helicópteros de volta ao acampamento de base da trilha. Links lixo

Dambar Parajuli, da Associação de Operadores de Expedições do Nepal, disse nesta quarta-feira que as bolsas já foram enviadas ao acampamento para que alpinistas, guias e carregadores de bagagens façam a coleta no caminho para o ponto mais alto do planeta.

No passado, alpinistas já chegaram a retirar 16 toneladas de lixo do Everest, mas não existe estimativa da quantidade de resíduos que ainda existe na montanha.

Cada sacola pode carregar até 80 kg de lixo. Os helicópteros que serão usados normalmente já deixam equipamentos e suprimentos em uma base a 6.400 metros de altitude, mas vinham descendo vazios.

Espera-se que centenas de alpinistas e guias tentem chegar ao pico do Everest, a 8.850 metros de altura, na temporada de primavera. Normalmente, os alpinistas chegam em abril para tentar a subida em maio, quando o clima é mais favorável. No caminho, deixam uma grande quantidade de lixo.

Os alpinistas dizem também que é urgente retirar os resíduos deixados por expedições anteriores no Campo 2, que se estabeleceu entre 2014 e 2015, quando avalanches mataram 18 pessoas e obrigaram o fim de expedições antes do tempo.