Cotidiano

Maripá lança passaporte do leitor

A Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Pública Cidadã de Maripá, acaba de publicar regulamento da 14ª edição do Concurso Passaporte do Leitor. Ele é direcionado a alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é incentivar e melhorar o hábito da leitura.

O concurso começa segunda-feira, 8, e segue até 18 de agosto. A avaliação dos passaportes será realizada por comissão formada pela equipe de ensino e cultura da Secretaria. De acordo com a responsável pelo projeto, Teresinha Steffens, a leitura e a escrita fazem parte da vida escolar e o projeto Passaporte do Leitor visa a incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos. “É por meio do concurso com premiação que se desenvolve o conceito do reconhecimento do esforço realizado pelo pequeno cidadão, que lê as histórias e as relata com seu ponto de vista. Não realiza a cópia, mas elabora o texto, manifestando sua opinião e produzindo conhecimento”.

O primeiro colocado de cada turma será premiado com o certificado, um livro e um passeio para local turístico que ainda será definido. Os segundos e terceiros colocados receberão certificado e um livro. Também serão premiados os dez alunos que tiverem o maior número de livros lidos e resumidos em todo o município, sendo considerado o número de livros, a qualidade e o número de páginas dos livros. A premiação especial é feita com a colaboração espontânea do comércio de Maripá e de vereadores. O regulamento do concurso está disponível para consulta nas escolas e na biblioteca.