Curitiba – O vice-governador do Estado, Darci Piana, assinou ontem (15), o protocolo de intenções que reafirma o compromisso do Governo do Estado para a contínua ampliação das estratégias educacionais do programa Educa Juntos. Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil.
O ato ocorreu durante o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, realizado pela Secretaria da Educação no Teatro Guaíra, em Curitiba, com a presença de gestores de escolas municipais de todo o Estado. No evento também foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano de 2021 em apoio à educação municipal no Paraná, e o que será desenvolvido durante o ano letivo de 2022. Entre as iniciativas estão formação continuada, fornecimento de material didático e de ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia das escolas.
“Estamos transformando a educação do Paraná numa educação moderna, necessária para os dias de hoje. Só com a educação transformamos um país. Somos o Estado que mais tem universidades estaduais no Brasil, temos 26 mil doutores no nosso Estado. E precisamos fazer com que a nossa educação básica cresça na mesma proporção. Queremos o Paraná como Estado inovador, para que tenhamos condições de competitividade no mercado externo”, disse o vice-governador.
“Destaco o Governo do Estado por acreditar numa educação técnica, inovadora, que está realmente a serviço do aluno. Cumprimento os profissionais da educação. Convidamos 399 municípios para virem para uma reunião de trabalho, e praticamente todos estão aqui. Isso mostra o compromisso. O Paraná é a educação do futuro”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Renato Feder.
O segundo dia do seminário será nesta quarta-feira (16), no auditório do Teatro Guaíra, e terá oficinas no período da manhã e tarde, além de salas com os técnicos do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP), para atender os coordenadores pedagógicos das secretarias municipais de educação.
INICIATIVAS MANTIDAS
Neste ano, as principais ações do Estado na área de Educação para os municípios serão mantidas e ampliadas, como a distribuição do material didático do Programa Educa Juntos. No ano passado, foram entregues livros de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. A ação beneficiou diretamente cerca de 180 mil estudantes.
Desta vez, serão beneficiados cerca de 280 mil alunos, do 1° ao 3° ano do Fundamental. Além disso, a proposta envolve a oferta de suporte pedagógico e técnico, e a promoção de ações colaborativas para garantir qualidade do ensino público desde a base.
Também em 2022 será ofertado o SERP (Sistema Educacional da Rede de Proteção) para 296 municípios, que aprimora o combate ao abandono escolar. O programa servirá para monitorar a frequência dos alunos e garantir o máximo de aproveitamento dos estudantes.
Por fim, a parceria entre Estado e municípios envolve o subsídio das secretarias municipais com material e estratégias pedagógicas para a retomada da aprendizagem dos estudantes.
Em 2021, uma das iniciativas ofertadas foi o sistema Registro de Classe Online para mais de 330 municípios, beneficiando quase três mil escolas de redes municipais de ensino fundamental e de educação infantil da rede estadual.
Mais de 80% das escolas de ensino fundamental do Estado estão utilizando o sistema, que ainda conta com 2 mil aulas editáveis, para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem.
Baldini defende “Regime de Colaboração”
Durante o seminário, a presidente da Undime-PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Marcia Baldini, secretária de Educação de Cascavel destacou os programas Prova Paraná, Brigadas Escolares, o LRCO (Livro de Registro de Classe Online) e materiais de apoio elaborados pela Seed. Representando a Undime PR e os Dirigentes Municipais de Educação, Baldini solicitou o avanço do debate da normatização da Emenda Constitucional 108/2020 e defendeu a aplicação de recursos para o transporte escolar, para construção de Centros Municipais de Educação Infantil e destacou a necessidade de apoio à alfabetização e da criação de lei detalhando e aprimorando o funcionamento do Regime de Colaboração, essencial para viabilizar ações para melhoria da qualidade da educação pública. “70% das matrículas estão com os municípios, é necessário apoio do estado através do regime de colaboração. O diálogo nas ações é o melhor caminho”, destacou.