O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está levando mais conscientização aos veranistas no Litoral durante o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022. Integrados com a Superintendência do Esporte, os agentes percorrem as praias, fazem blitzes educativas e entregam material sobre condutas preventivas que evitam acidentes e salvam vidas. Neste domingo (09), as ações também contaram com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e resultaram na distribuição de mais de 450 faixas refletivas a ciclistas e 150 motoristas abordados.
Desde o dia 27 de dezembro, o Detran está promovendo atividades nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Além de fazer o trabalho de educação para o trânsito, também são oferecidos serviços aos cidadãos que estão curtindo o verão no Litoral, porém precisam de auxílio para resolver questões administrativas como renovação da CNH, consulta de pontuação, atualização de dados, entre outros serviços. Já foram feitos mais de 3 mil atendimentos ao cidadão em todo o Litoral.
Os trabalhos dos agentes do Detran são feitos em parceria com outras instituições ligadas ao trânsito, como o BPRv, que disponibilizou uma equipe do Posto Rodoviário do Ferry Boat para auxiliar na blitz educativa aos motoristas que aguardavam a balsa para travessia no sentido Matinhos. Foram entregues porta-documentos e folders com dicas de segurança no trânsito.
“Estamos com essa abordagem tentando trazer tranquilidade e a educação no trânsito, resgatando os valores e os cuidados que os condutores aprenderam no momento que fizeram os testes para tirar a habilitação. Nosso objetivo é que eles possam ter um outro olhar, mais responsável com o trânsito”, explica coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-PR e coordenador do Verão Paraná 2021/2022, Michael Bogo.
“Nesta campanha feita pelo Detran com apoio do BPRv foram repassadas informações sobre prevenção no trânsito, como o uso de cinto de segurança, cuidados com a manutenção do veículo, não ingestão de bebida alcoólica durante a direção, entre outras dicas básicas que são essenciais para evitar acidentes ou autuações durante a viagem”, destacou a tenente Ana Gabriela Teles de Almeida.
Outra parceira do Detran na educação para o trânsito é com a Superintendência do Esporte, que participa das abordagens aos pedestres e ciclistas. Em Guaratuba, os agentes do Detran e os integrantes do Posto do Morro do Cristo fizeram um “arrastão” na Avenida Atlântica para conversar com ciclistas, prestar orientações e entregar faixas refletivas.
A mesma alegria e sinergia dos instrutores do Esporte nas areias foi deslocada para o calçadão, estimulando a interação com os veranistas que passeavam pela orla. Somente nesta ação, mais de 450 faixas foram entregues.
“Todos vêm ao Litoral para curtir e aproveitar o verão e a melhor forma de fazer isso é não desperdiçar tempo com discussões no trânsito, acidentes ou infringindo as leis. As pessoas precisam ter mais bom senso, calma e respeito ao próximo para um trânsito mais seguro”, afirmou Bogo.
(AEN)