Economia

Natal: Clientes voltaram às ruas e Sebrae dá dicas para aproveitar

O atendimento presencial deve ser visto pelo empreendedor com um ponto de calor com o cliente, onde é possível criar um ambiente mais encantador para as compras do Natal

Movimentacao de pessoas usando mascaras para prevencao do Coronavirus no centro de Curitiba nesta segunda-feira(18). Curitiba - 18/05/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Movimentacao de pessoas usando mascaras para prevencao do Coronavirus no centro de Curitiba nesta segunda-feira(18). Curitiba - 18/05/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cascavel – A vontade de viver novamente experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa pelos danos trazidos pela pandemia devem contribuir para a volta dos consumidores às ruas neste Natal. No entanto, depois de quase dois anos de restrições de circulação por causa da pandemia, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para os empreendedores no atendimento presencial será atender às expectativas dos clientes que já estão mais acostumados com a fluidez e segurança do mundo digital.

“Vivemos agora o chamado mundo phygital, que é a fusão do mundo físico e digital e os clientes cada vez mais vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto no seu canal presencial”, explicou o especialista.  Segundo ele, o atendimento presencial deve ser visto pelo empreendedor com um ponto de calor com o cliente, onde é possível criar um ambiente mais encantador para as compras do Natal, explorando todos os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. “A experiência natalina, por si só, é relevante e favorável para atrair os clientes no presencial. Então, é hora de aproveitar”, ressaltou.

Confira abaixo como aproveitar a volta dos clientes às ruas para as festas de fim de ano.

 

Transforme sua loja física

Hoje vivemos a era da experiência e na loja física a chance de proporcionar esse encantamento é muito maior. Por isso, aproveite os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva que seja o reflexo da sua marca. Invista na ornamentação da loja, coloque uma música natalina, traga perfume ao ambiente e até mesmo organize os produtos para estimular o toque. Também ofereça algo para estimular o paladar do cliente na hora da compra, com balinhas, jujubas, entre outras possibilidades.

 

Mais do que vendedores

Para construir esse ambiente encantador será preciso dar uma atenção especial ao seu time de colaboradores. Afinal, você só conseguirá apresentar uma experiência positiva para o seu cliente se o seu colaborador também tiver absolutamente engajado e motivado no negócio. No período de Natal, ofereça comissionamentos diferenciados, premiações para metas específicas e faça um bom treinamento. Não esqueça que as metas devem ser de fato desafiadoras para que tenham impacto real no volume de vendas.

 

Conforto e rapidez

Pense em como deixar o seu cliente mais seguro e confortável dentro da sua loja. Mesmo com vontade de frequentar novamente os ambientes presenciais, muitas pessoas ainda estão se adaptando a esse momento de retorno ao ritmo “normal” de vida. Além de continuar atento aos protocolos de higiene, eles também estão mais acostumados com a fluidez do mundo digital, com compras facilitadas, diferentes meios de pagamento, entre outros benefícios.

 

Experiência positiva

A pandemia foi um momento difícil para todos e muitas pessoas vão querer se auto afagar ou se recompensar no Natal. Privilegie produtos de fácil manuseio, que não dê tanta manutenção ou recorrência de troca, pois ninguém quer ter preocupações. Com a expectativa de um grande volume de vendas, invista na qualidade dos seus produtos e serviços. Fuja de opções “piratas” para não gerar dor de cabeça para você nem para seu cliente depois.

 

Integre os canais

A transformação digital é um dos legados da pandemia e o mercado digital tornou-se uma realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. Esteja preparado para a gestão do seu negócio em multicanais, conhecido como omnicanalidade. Agora está muito mais comum receber um cliente na sua loja que já viu os produtos pelas suas redes sociais e até mesmo começou um relacionamento por meio do WhatsApp ou direct. Você terá que recebê-lo na sua loja já sabendo dos gostos e interesses com um atendimento muito mais personalizado. Muitos clientes também vão recorrer ao presencial apenas para fechar as vendas.

 

Foto AEN