Foi aberta nesta semana e segue até o fim de agosto no Museu Histórico Willy Barth, em Toledo, a exposição de pintura alemã com técnica baurnmalerei e de escultura em madeira do casal de artistas Elvis Ribeiro e Neiva Schmidt. Essa é uma atração interessante para o período de férias escolares, quando os pais buscam opções de entretenimento para as crianças.
Gustavo Cabral mora em Toledo e conta que é o espaço é ótimo para as famílias, porque junta entretenimento e conhecimento da história do Município. “Neste período de férias geralmente as crianças ficam agitadas em casa, por isso, passear no museu é uma boa opção”.
A EXPOSIÇÃO
A artista Neiva Schmidt explica que aprendeu a técnica baurnmalerei em Curitiba. “Na capital, realizei alguns cursos sobre essa técnica e me apaixonei por ela, por retratar o cotidiano da vida no campo, como rosas, cravos, tulipas, além de paisagens e cenas rurais, em cada trabalho único, sempre pensando em melhorar e aperfeiçoar cada vez mais”, ressalta.
Os artistas são do Distrito de Dez de Maio, que fica próximo a Toledo. A pintura baurnmalerei que Neiva Schmidt faz é uma técnica camponesa do século XVII, vinda da Alemanha, que tem seu significado de Bauern: camponês, e Malererei: pintura.
Já as esculturas, produzidas por Elvis Ribeiro, são sobre animais e cenas de filmes, sendo fácil a identificação aos visitantes. No total, são mais de 40 peças no acervo.
O Museu Histórico Willy Barth fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30, e no primeiro sábado do mês das 14h às 18h.