Cotidiano

Sala de espera acolhe crianças em tratamento

Cascavel – Um problema de gente grande enfrentado com muita força pelos pequenos. A infância, que é a fase mais pura e divertida da vida, tem sido uma das mais difíceis para tantas crianças.

No hospital Uopeccan, de Cascavel, todos os dias elas chegam para vencer mais uma etapa do câncer. E para amenizar tanto sofrimento, desde 2014 uma sala de espera toda colorida, cheia de brinquedos, computadores, poltronas confortáveis, livros infantis, massas de modelar e diversas atividades pedagógicas ministradas por voluntários são ofertadas a elas.

Tudo isso só foi possível graças ao montante arrecadado nas vendas de Big Mac, durante a campanha McDia Feliz, promovida pelo Instituto Ronald McDonald. Neste ano, o evento ocorre no dia 26 de agosto, e quem comprar um lanche vai garantir que momentos como estes continuem sendo proporcionados às crianças em tratamento.

“Antes, as crianças que vinham fazer atendimento para consulta ou quimioterapia ficavam esperando na recepção geral, que tinha uma estrutura menor para acomodá-las. Hoje está diferente, temos um ambiente totalmente humanizado”, relata a gerente de assuntos institucionais da Uopeccan, Kelyn Aires.

Essa mudança, segundo Kelyn, trouxe mais proximidade com os pacientes, e garante ainda a companhia dos pais durante todo o tempo que permanecem no hospital. “Os pais ficam na antessala, que tem TV, e as crianças ficam com professores e voluntários fazendo as atividades”, diz. “Ali elas não percebem o tempo passar, por mais que seja rápido, o tempo de esperar uma consulta, elas se sentem acolhidas”, acrescenta a coordenadora.

Todo esse bem-estar já é reconhecido por quem está ao lado dos pequenos. A mãe de Larissa, de 3 anos, que luta contra uma leucemia LLA, a dona de casa Valdirene da Silva, diz que um espaço assim é muito bom para as crianças. “Tem desenho, brinquedos, figurinhas para pintar. É bem agradável. E no frio, a gente senta aqui nas poltronas com uma cobertinha para se esquentar”, relata.

MÚSICA

Uma das novidades para este ano é a presença de um professor de música que prepara uma apresentação e tanto para os próximos meses. Os ensaios são para o lançamento da quarta edição do livro Anjos do Bem, em 20 de setembro, às 19h, na Univel. O livro conta histórias das próprias crianças que utilizam a sala de espera, já que é neste espaço que muitas começam a colocar as ideias no papel. “Fizemos o convite aos pais e as crianças para escreverem, e elas começam a pensar no texto naquele ambiente proporcionado pelo Instituto Ronald”, comenta. “O livro é uma maneira de eternizarmos todas essas histórias”, aponta a coordenadora.

Corrente do bem

Apesar de a sala de espera ter sido idealizada para acolher as crianças, os pais também se sentem beneficiados com tudo isso. “Eles demonstram alegria, satisfação por cada conquista nossa, cada projeto realizado. Comemoram junto, pois fazem parte do dia a dia, vivem isso aqui. É uma corrente do bem que vai acontecendo aos poucos e é algo muito gratificante para nós ver esse engajamento mútuo”, conclui Kelyn.