Todo ano a chuva castiga diversas regiões do país, causando enchentes e alagamentos. Além de acentuar os constantes entupimentos nos períodos de chuva. E você sabe, é certo se deparar com manchetes que trazem à tona episódios como esses.
Vale ressaltar que o primeiro trimestre do ano costuma ser o estágio em que ocorre o maior volume de chuvas. Nestas ocasiões, os pedidos pelos serviços de uma desentupidora especializada em entupimentos se tornam mais frequentes. O que não é coincidência, tendo em vista a qualidade técnica que traz as mais rápidas e efetivas soluções.
Entretanto, não se pode negar que estes eventos não são restritos apenas às vias principais de grandes cidades. Os transtornos com a chuva adentram diversas casas, fazendo entupir ralos, esgotos e caixa de gordura.
Este problema requer ações específicas para evitar que as pessoas fiquem em contato direto com a água contaminada. Visto que tanto ela quanto os próprios resíduos causam danos à saúde. Podendo trazer consequências até mesmo fatais, como a doença da leptospirose, por exemplo.
Os vazamentos originados de redes de esgoto devem ser evitados sempre que possível. Mas, o que podemos fazer para combater este problema? Descubra como evitar entupimentos nos períodos de chuva.
Faça o descarte do lixo adequadamente
O descarte inadequado de lixo reciclável faz os moradores reféns em dias de chuva, provocando inundação em ruas e casas. No entanto, dentro de casa também há um fator que exige atenção: os entupimentos de esgoto. Vale destacar que o lixo orgânico também demanda descarte adequado para não causar transtornos.
Os resíduos de alimento, quando despejados em ralos, pias e etc, podem bloquear o fluxo de água. Especialmente quando o controle pluvial da região é desequilibrado, proporcionando enchentes e água contaminada subindo pelos ralos.
Quando obstruída a caixa de gordura, ou a rede de esgoto, aconselha-se recorrer a desentupidora mais próxima. Através da intervenção profissional é possível diminuir os entupimentos por conta das chuvas.
Não jogue óleo de cozinha na pia
O descarte de óleo de cozinha na pia contribui com o entupimento nos períodos de chuva também. Mesmo sendo uma recomendação habitual, muitas pessoas ainda praticam a tarefa inadequadamente.
Para se livrar do óleo de cozinha usado basta entregá-lo em um posto de coleta de reciclagem. Assim você evita os bloqueios na caixa de gordura que só serão resolvidos com a intervenção da desentupidora Dezjato.
Execute a manutenção sempre que possível
Já ouviu o termo “pagar para ver”? Normalmente as pessoas esperam “o pior” acontecer para depois dar um jeito de resolver, não é mesmo? Uma maneira de se antecipar, reduzindo gastos futuros, é executar a manutenção sempre que possível.
Fale com os profissionais da Dezjato desentupidora para realizar a manutenção preventiva. Avalie o estado do encanamento de esgoto, ralos e o terminal de gordura. Desse modo, você minimiza os vazamentos em dias de chuva, bem como o acúmulo de detritos.
Conserve limpo o entorno das áreas de escoamento
Durante os períodos de chuva a água direcionada para as áreas de escoamento pode encontrar um obstáculo: a sujeira. Costuma ser uma das grandes vilãs a oferecer riscos de vedação à passagem de água. Estamos falando de calhas, ralos, encanamentos e caixas internas. Quando entupidos, os alagamentos marcam presença provocando inúmeros transtornos. Como perdas de móveis, doenças e etc.
Em vista disso, conserve limpo o entorno das áreas de escoamento a fim de se precaver. Remova as folhas que caem de árvores, papéis, poeira e lixo diariamente. Não facilite as ocorrências de entupimento no ambiente doméstico.
Junte o lixo reciclável
Garrafas, embalagens plásticas, entre outros materiais, são objetos que põem em xeque a sustentabilidade ambiental. Além disso, são os utensílios mais lançados na rua. Favorecendo os alagamentos devido ao bloqueio das águas da chuva até os terminais de pluviais e de esgoto.
Seja consciente, junte o lixo reciclável. Desse jeito, fará bem ao meio ambiente e também a sua residência.
Conduza a água até o sistema pluvial
É necessário providenciar um caminho para que as águas pluviais não favoreçam problemas. Mas, como fazê-lo? O morador pode contar com ajuda de especialistas para criar uma rota, isto é, tubulação própria na área doméstica. Com o objetivo de direcionar a água em períodos de chuva para o conjunto adequado.
Esta recomendação não só agrega de maneira sustentável, como inibe os entupimentos pela sobrecarga no esgoto.