Cotidiano

Produtoras apostam na agroindustrialização

Céu Azul – Um trabalho que contempla os 29 municípios da Bacia do Paraná-3 (BP3) e que visa estimular o melhor aproveitamento dos alimentos foi desenvolvido esta semana em Céu Azul com produtoras rurais. As participantes realizaram uma oficina para produção de compotas com frutas da época e transformação de tomate seco em conserva.

Esse tipo de atividade coletiva, em forma de oficinas, é desenvolvido pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), dentro do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.

O objetivo, segundo a tecnóloga em alimentos e mestre em Engenharia Química Débora Guerino Boico, responsável pela aplicação da oficina, é promover a conscientização e utilização com maior aproveitamento dos alimentos, visando maior sustentabilidade da cadeia de produção.

A coordenadora do projeto, engenheira agrônoma Daniela Zigiotto, ressalta que, com esse tipo de trabalho e com a aplicação de técnicas adequadas, há o estímulo à utilização mais consciente do que é produzido na região oeste do Paraná, principalmente voltado às culturas alternativas, caso das frutas, por exemplo.

O manejo correto, os cuidados na conservação, assim como outros detalhes, são importantes porque garantem a durabilidade dos alimentos, fatores fundamentais para resultados satisfatórios quanto à utilização de determinadas variedades de frutas, verduras e legumes, por exemplo, no decorrer de um longo período de tempo.