No âmbito da educação continuada, este ano a Universidade Paranaense – Unipar trouxe novidades. Uma delas é a pós-graduação em Psicologia Histórico-Cultural, que teve início no último mês, em Cascavel. A aula de abertura foi com a professora Ana Caroline Toffanelli, de Maringá.
A professora debateu sobre os fundamentos históricos e epistemológicos da Psicologia Histórico-Cultural, trazendo os principais conceitos e método. O objeto foi apresentar as bases filosóficas e históricas que subsidiam essa linha teórica da Psicologia.
Como pontos importantes, Toffanelli pontuou os pressupostos metodológicos para o estudo da Psicologia Histórico-Cultural, o materialismo histórico-dialético como método de análise e compreensão da realidade e o trabalho do psicólogo bielo-russo Vigotski no contexto da URSS (União Soviética).
Sua fala evidenciou também estudos de literatura e teatro à investigação sobre a consciência humana, apontando influências estéticas e filosóficas dos primeiros escritos de Vigotski.
Também apresentou o estudo das funções psicológicas superiores e a lei geral do desenvolvimento cultural: o papel dos instrumentos, do signo e da mediação no desenvolvimento da consciência.
Encerrando, a professora propôs a reflexão de termos primordiais dessa abordagem: o psiquismo como sistema interfuncional e a adoção do método genético experimental, a palavra como unidade de análise da relação pensamento e linguagem e a vivência como unidade de análise da relação pessoa e meio.