Política

Informe da redação: mudanças no Consamu, calamidade pública e fura-fila

Mudanças no Consamu

Representantes dos municípios que integram o Consamu Oeste referendam na manhã desta quinta-feira a nova diretoria do consórcio. A eleição será em sistema híbrido com início às 10h. A chapa de consenso tem o prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti, para presidente, tendo como vice Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel. A novidade do dia deve ser a confirmação de João Gabriel Avanci como diretor-geral do Consamu. Ainda no ano passado João havia pedido para deixar o comando da 10ª Regional de Saúde, e foi convencido a ficar. O novo chefe da 10ª deve ser anunciado ainda nesta semana.

 

Calamidade pública

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou três projetos que reconhecem a ocorrência de estado de calamidade pública em 66 cidades do Paraná. O pedido dos municípios é para a renovação da situação de calamidade até o dia 30 de junho de 2021. Da região, estão: Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Guaíra, Lindoeste, Ouro Verde do Oeste, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

 

Fura-fila

Um grupo de 50 políticos e empresários – a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais – e seus familiares tomaram na última terça a primeira de duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 em Belo Horizonte. Eles teriam comprado por iniciativa própria, sem repassar ao SUS, como manda a lei. As duas doses custaram R$ 600 a cada pessoa.

 

Lista suja

O deputado federal licenciado e atual secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost (PSD), encaminhou para o Ministério da Saúde e ao Ministério da Justiça uma proposta criando uma “lista suja da covid”. Segundo ele, a intenção é fazer com que quem seja flagrado em festas clandestinas durante a pandemia fique no fim da fila caso precise de leito de UTI.

 

Internado

O deputado federal José Carlos Schiavinato segue na UTI, onde trata complicações causadas pela covid-19 desde o dia 10 deste mês. Conforme boletim médico divulgado pela família do deputado, seu quadro é grave devido às consequências provocadas pelo coronavírus, que já está inócuo no seu organismo. “A recuperação é lenta, porém tem se mostrado progressivamente positiva e, nos últimos dias, não apresentou mais nenhuma piora”.

 

Perda

Conforme o boletim, Schiavinato ainda não sabe do falecimento da sua esposa, Marlene, ocorrido dia 12 de março, em Brasília, onde tratava um câncer e contraiu a covid-19.

 

Moro I

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro se manifestou por nota sobre a decisão do STF que o considerou parcial no processo do triplex do ex-presidente Lula. Moro disse que a Lava Jato foi um marco no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil, citou a recuperação de mais de R$ 4 bilhões aos cofres públicos e a condenação de quase duas centenas de pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Moro II

“Apesar da decisão da segunda turma do STF, tenho absoluta tranquilidade em relação aos acertos das minhas decisões, todas fundamentadas, nos processos judiciais, inclusive quanto aqueles que tinham como acusado o ex-presidente”, e acrescentou: “O Brasil não pode retroceder e destruir o passado recente de combate à corrupção e à impunidade e pelo qual foi elogiado internacionalmente”.

 

 

Nova Ferroeste

O novo projeto da Ferroeste e seus impactos ao desenvolvimento econômico e à sustentabilidade das regiões diretamente beneficiadas são tema da reunião empresarial da Acic desta quinta-feira, que, excepcionalmente, será às 10h, com transmissão pelos canais do YouTube e Facebook da entidade. O presidente da Ferroeste, André Gonçalves, o coordenador do Projeto Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, e o secretário de Parcerias em Transportes do PPI, Thiago Caldeira, participam do encontro.