O canteiro de obras já foi instalado e quem passa pela Avenida Tancredo Neves pode perceber o início da primeira etapa da revitalização. Árvores foram cortadas, o que neste primeiro momento trouxe um impacto negativo, mas o plano de arborização que será seguido deve recompensar a região com número três vezes maior de árvores.
Embora duas outras obras com mesma finalidade tenham sido concluídas pelo PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), uma delas na principal avenida da cidade, ainda há dúvidas do que será feito na Tancredo.
O Hoje News traz detalhes do que está previsto por essa obra. Ao contrário do que ocorreu com a Avenida Brasil, a empresa não dever apresentar perspectiva do projeto, mas as informações a seguir pretendem esclarecer sobre as mudanças.
Ciclovias
A revitalização da Avenida Tancredo Neves prevê a demolição da ciclovia existente, devido ao trecho não apresentar largura recomendada pela norma.
“Serão construídas pista de caminhada e ciclovia independentes, ambas em asfalto com largura de 2,50 metros cada uma”, detalha o secretário de Planejamento, Fernando Dillemburg.
O asfalto da ciclovia também receberá pintura específica. “Será aplicado tratamento superficial micro rugoso colorido (vermelho) com selante asfáltico com polímero e sinalização”.
Estações de ônibus
Ao longo da avenida serão instaladas 14 estações de embarque, com o mesmo perfil das demais que já foram construídas na Avenida Brasil. Quatro delas terão 12 metros e outras 12, seis metros de comprimento. Além disso, haverá pista exclusiva de ônibus.
Entretanto, para que o transporte coletivo interligado pudesse ser implantado imediatamente após as obras, conforme previsto pelo cronograma original, as três avenidas (Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves) e os quatro terminais (Leste, Oeste, Nordeste e Sudoeste) deveriam ser concluídos ao mesmo tempo, o que não foi possível.
“Em relação à revitalização da Avenida Tancredo Neves houve atraso na publicação da licitação, porque não foram previstos projetos para o tráfego no entorno da via, o que seria gravemente afetado com a ausência de retornos, mas agora está garantido", detalha Dillenburg.
Mudanças
No cruzamento com a Rua São Paulo haverá uma nova abertura de via assim como no trecho em frente à Eucatur. No cruzamento com as ruas Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Mylla vias serão abertas para o lopping de quadra e acesso aos bairros. Em relação à Rua do Cowboy, Pedro Alvares Cabral, Indira Gandhi, haverá mudanças no tráfego.
Outras melhorias
Além da recuperação da pista de caminhamento, o PDI incluirá revitalização dos espaços esportivos, incluindo grama sintética, bicicletários, novos bancos, lixeiras e realocação de postes. O projeto de arborização inclui além do plantio de três variedades de ipês: amarelo, roxo e rosa, mudas de tipuana, flamboyant, jacarandá, angico, pau-ferro, canafístula, guabiroba, pitangueira e cerejeira. O contrato executado pelo Consórcio Eced – Diarc tem prazo de vigência de 360 dias.
PDI
O consórcio vencedor da obra vai executar os trabalhos pelo valor de R$ 12,8 milhões. A licitação previa preço de até R$ 14,7 milhões. A obra tem financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O contrato prevê ainda que, caso os recursos contratados não sejam utilizados dentro do prazo e nas obras que ainda constam no projeto, o Município tem que arcar com multas, além dos juros já embutidos no financiamento.
A obra da Tancredo Neves é financiada em 50% pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e 50% com recursos próprios do Município. O contrato com o BID foi assinado em 27 de dezembro de 2013 para empréstimo de US$ 28,7 milhões, com juros de 1,2% ao ano (variação com base na tabela Libor), cinco anos de carência e mais 25 anos para o pagamento. O prazo para execução do PDI termina em dezembro de 2018, segundo o que prevê o contrato de financiamento.