Cotidiano

Itaipu registra novo recorde de produtividade

Mês a mês, a Itaipu segue batendo recordes históricos de produtividade - relação entre a quantidade de energia gerada com a água disponível

Itaipu registra novo recorde de produtividade

Foz do Iguaçu – A usina de Itaipu atingiu no domingo (20) a marca de 55 milhões de megawatts-hora (MWh) produzidos em 2020. Essa produção parcial, embora seja altamente significativa e não tenha paralelo no Ocidente e talvez no planeta (a produção parcial da megausina chinesa de Três Gargantas não é divulgada), não é o indicador que mais chama a atenção na geração da hidrelétrica binacional neste ano. Mês a mês, a Itaipu segue batendo recordes históricos de produtividade – relação entre a quantidade de energia gerada com a água disponível.

Em outras palavras, a água nunca foi tão bem aproveitada na usina. Até o último domingo, a produtividade média (que mostra a relação entre a quantidade de energia gerada com o volume de água que passou pelas unidades geradoras, ou seja, a vazão turbinada) de 2020 foi de 1,0888 megawatts médios por metro cúbico por segundo (MWmed/m3/s), ante o recorde anterior, de 1,0764 MWmed/m³/s em 2019.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, observa que o desempenho da usina neste ano de pandemia será fundamental para que o Brasil tenha disponibilidade energética para impulsionar a retomada do crescimento econômico. “A Itaipu está fazendo a sua parte. Damos a nossa contribuição com o que fazemos de melhor, que é gerar energia elétrica de qualidade para o Brasil e o Paraguai.”

Além de seguir a tendência de maximizar a produtividade apresentada no ano passado, os indicadores parciais deste ano mostram grande possibilidade de nova quebra de recorde de produtividade em 2020.

Produção

A produção parcial da Itaipu em 2020 (os 55milhões de MWh registrados até este domingo) seria suficiente para atender ao consumo de energia elétrica de todo o mundo por 21 horas; do Brasil por um mês e 12 dias; da cidade de São Paulo por dois anos; do Paraguai por três anos e 11 meses; do estado do Paraná por um ano e nove meses; ou de 95 cidades do porte de Foz do Iguaçu por um ano.


No Dia da Árvore, aeroporto dá início ao plantio de 10 mil mudas nativas

 

Foz do Iguaçu – Começou nessa segunda-feira (21), em um terreno que integra a área do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o plantio de 10 mil mudas nativas da região como compensação ambiental pela obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto, que acontece com o apoio da Itaipu Binacional. A Infraero e o IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná são responsáveis pela ação, que também celebra o Dia da Árvore (21 de setembro).

As mudas incluem 15 espécies diferentes, entre elas ipê, araçá e cedro. Não serão plantadas árvores muito altas nem frutíferas, que atraem pássaros que podem prejudicar a operação das aeronaves. As mudas serão distribuídas numa área de seis hectares, o que equivale a quase 8,5 campos de futebol, próxima à cabeceira 15.

A ação de início do plantio de mudas teve a presença de representantes da Infraero, do IAT e de Itaipu, que integra o convênio para expansão das estruturas do aeroporto.

As 10 mil mudas nativas foram produzidas no Viveiro Florestal do IAT em Cascavel.

Para a compensação ambiental da pista também está previsto o plantio de outras 17,85 mil mudas em 10,7 hectares, que se somarão aos outros trabalhos já desenvolvidos pela Infraero.