“Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano, que vai de 21 a 28 de agosto. A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Paraná) de Cascavel também realiza algumas atividades referentes ao tema, muitas on-line.
Relatos, vídeos e depoimentos estão sendo publicados no site e nas redes sociais da entidade.
A diretora pedagógica da Apae de Cascavel, Jane Maria Muller, destaca que o objetivo da Semana Nacional é despertar ações e atitudes envolvendo família, sociedade e Estado. “A Apae de Cascavel atende 460 alunos diagnosticados com deficiências intelectual, múltiplas e síndrome. A finalidade dessa semana, em especial, é estimular as discussões na sociedade e tratar da inclusão. Queremos promover o debate e combater o preconceito”, explica.
Um dos objetivos do trabalho realizado na Apae é fazer com que os alunos tenham autonomia: “Entre as atividades, temos a unidade de formação inicial, preparando alunos para desenvolver condições para o mercado de trabalho. Temos 45 ex-alunos desenvolvendo atividades em supermercados e outras empresas”, relata a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Maria de Fátima Ekstein.
Avanços
Os relatos de familiares sobre inclusão, acompanhamento e evolução são muitos e em várias etapas de ensino. Um deles é de Fábio Augusto Chimin, pai de Guilherme, de dez anos. O menino foi diagnosticado com autismo e estuda na Apae há seis anos. “Desde o diagnóstico, ele começou a ser atendido pela Apae Cascavel. Era uma criança sem contato visual, agitado, com sensibilidade sensorial, hipersensibilidade sonora. Não conseguia nem abraçar meu próprio filho. Em 2016, matriculamos o Guilherme em uma escola da cidade, buscando a inclusão, o que foi difícil e desafiador. Com várias dificuldades nesse processo, fomos encaminhados mais uma vez para a Apae, onde ele começou a frequentar as salas adaptadas com apoio pedagógico, rotina e, aos poucos, foi apresentando melhoras. Depois de quase dois anos na Apae, ele estava apto para iniciar o processo de inclusão em uma escola municipal”.
Videoconferências Apae
A Federação das Apaes realiza durante a semana videoconferências sobre o tema da campanha deste ano, disponíveis na aba do evento no site apaepr.org.br.