Política

Informe da redação: eleições, desinformação e taxação de fortunas

Debate sobre as eleições

Especialistas em áreas como direito, contabilidade e marketing participam nesta quinta (13), a partir das 8h, virtualmente, do evento “Eleições 2020 – Debate Eleitoral”, iniciativa da Amop e da Acamop, com realização da MBK Eventos Corporativos, apoio da OAB-Cascavel e curadoria da GSG Advocacia. O primeiro tema a ser discutido é “Marketing eleitoral e seus aspectos jurídicos”, a cargo de João Gustavo Bersch, advogado, e de Thiago Rondon, CEO da APPCívico. O segundo painel é “O adiamento das eleições, seus efeitos e aspectos jurídicos no pleito de 2020”, que será exposto pelos advogados Emma Roberta Palú Bueno, Ruy Fonsatti Jr, Gustavo Bonini Guedes e Guilherme de Salles Gonçalves. O terceiro e último painel será “Prestação de contas eleitorais”, a cargo de José Dasenbrock Junior, especialista em prestação de contas eleitorais, e Ana Carolina Cleve, advogada. Para participar, basta acessar o link http://amop.helpi.com.br. Mais informações: (45) 3326-8544.

Desinformação

Um estudo da Revista Americana de Medicina e Higiene Tropical mostrou que o Brasil é o quinto país com mais notícias falsas sobre a pandemia da covid-19. Os pesquisadores analisaram 2.311 casos de desinformação que circularam entre 31 de dezembro e 5 de abril em duas redes sociais, sites de veículos de imprensa e de agências de checagem de fatos, e a maioria (89%) entrou na classificação de rumores, isto é, não podem ser definidas como “verdadeiras, fabricadas ou totalmente falsas”, caso da afirmação de que a cloroquina trata a covid-19.

Taxação de fortunas

Pesquisa da XP aponta que 66% dos deputados são favoráveis a taxar multimilionários; outros 28% são contra e 6% não responderam. A taxação de fortunas, tema que acirra os ânimos sobre a reforma tributária, é bem vista pela maioria dos parlamentares. Para 54%, a reforma tributária deve ter uma abrangência ampla, de modo a unir e simplificar tributos federais, estaduais e municipais.

Agenda cheia

A agenda do ministro Bento Albuquerque, do Ministério de Minas e Energia, em Foz do Iguaçu, segunda e terça, foi intensa. Albuquerque discutiu com diretores de Itaipu os desafios do setor elétrico, visitou a usina e conheceu alguns dos projetos estruturantes que contam com recursos da binacional, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas. Para o ministro, Itaipu será fundamental na retomada do crescimento após a pandemia de covid-19.

Contrato milionário

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou liminarmente a suspensão de um contrato de uma empresa com o Detran-PR, que teria sido favorecida em procedimento de credenciamento com evidências de fraude, segundo o Gaeco. Tal manobra possibilitou à empresa ganhos de R$ 79.244.753,39, revela o MPPR.

Parceria

Essa pandemia tem servido para aproximar os órgãos de controle. Desta vez, o TCE-PR aprovou a formalização de acordo de cooperação técnica com o MPF (Ministério Público Federal). O convênio permitirá que o TCE-PR utilize o Simba (Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias), do MPF, para subsidiar futuras auditorias nas entidades públicas sob sua jurisdição.

Novo líder do Governo

O deputado federal Ricardo Barros (PP/PR) acaba de ser confirmado como novo líder do Governo Bolsonaro na Câmara. Barros substitui o major Vitor Hugo (PSL/BA), que até semanas atrás dizia que a informação era “fake news” e que teria total apoio do presidente para permanecer no cargo. A troca reforça a abertura do governo para o Centrão em troca da aprovação de projetos na Câmara. Barros foi ministro da Saúde do Governo Temer.