Caminhoneiros paraguaios que trabalham com cargas menores bloquearam a rodovia PY02 por cerca de 1 quilômetro, no microcentro de Cidade do Leste, no Departamento do Alto Paraná, para exigir uma resposta do governo sobre o pedido feito pelas autoridades locais nesta segunda-feira (13). Eles exigem a autorização para trabalhar a quem traz cargas de escritórios menores, do Brasil. Ever Rodríguez, presidente da Associação Internacional de Agentes de Carga de Ciudad del Este (Atcicde), afirmou que a medida da força é indefinida.
“É devido à falta de resposta do governo ao nosso pedido. Estamos em nossas casas há quatro meses e agora vamos permanecer na rua devido à imensa necessidade de trabalhar com nossos colegas. É simples o que pedimos, que o menor escritório seja habilitado, que possamos cumprir com os protocolos sanitários impostos pelo Ministério da Saúde Pública “, afirmou o líder sindical.
Cerca de 350 caminhões de tamanho médio estão envolvidos na manifestação e a linha de veículos se estende da Rotatória Oasis, localizada no quilômetro 1 da rota PY02 até o topo da Ponte da Amizade, onde os veículos cruzavam para impedir o tráfego. caminhões maiores.
A fronteira permanece fechada para pedestres e motoristas, além dos passageiros que operam com vans e caminhões de tamanho médio, por decreto presidencial de emergência sanitária para impedir a propagação da covid-19 no Paraguai.