Passeio Ciclístico
O já tradicional Passeio Ciclístico de Tupãssi reuniu centenas de pessoas na Praça Central no feriado do dia 1º de maio. Este ano o passeio contou com uma novidade: a pedalada de aproximadamente 20 quilômetros, indo até Palmitolândia, que reuniu um público de todas as idades. O evento reuniu dezenas de crianças, jovens e adolescentes, muitos deles que participaram pela primeira vez de uma pedalada de vários quilômetros. Um das participações que mais chamaram a atenção foi a do cadeirante Gelson Vallim, que conseguiu percorrer os 20 km com uma cadeira de rodas. No final, ele recebeu um prêmio e vai ter o apoio do Município para participar de uma competição em Marechal Cândido Rondon. “Eu estou há pouco tempo em Tupãssi e totalmente impressionado com este apoio incrível ao esporte. Agradeço de coração pelo carinho que me receberam. Obrigado pela oportunidade de representar essa cidade”, disse Gelson.
Prorrogadas inscrições
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prorrogou para até o dia 18 de maio o prazo para inscrição ao 31º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa. Além de certificado, os vencedores recebem um valor em dinheiro que varia de R$ 11.568,29 a R$ 34.704,88, de acordo com a categoria.
Quem pode
Podem se inscrever pesquisadores e estudantes vinculados a universidades e institutos de pesquisa; também inventores independentes e jornalistas com reportagens de divulgação de pesquisas realizadas no Paraná. O prêmio visa divulgar e valorizar as ações de pesquisa, extensão e inovação de pesquisadores paranaenses, estudantes de graduação, inventores independentes e de jornalismo científico. Informações: [email protected] e www.seti.pr.gov.br.
Festa em Toledo
Com um grande show com o Trio Parada Dura, a Festa do Dia do Trabalhador em Toledo reuniu cerca de 15 mil pessoas, na terça-feira. A festa aconteceu no Parque Ecológico Diva Paim Barth.
Feriadão
A expectativa do CTI (Complexo Turístico Itaipu) para os quatro dias do feriado prolongado do Dia do Trabalho (de sábado, 28 de abril, a terça-feira, 1º de maio) era superar em 5% o número de visitantes de 2017, que foi de 8.263 pessoas. Previsão que foi alcançada e superada com folga: no total, 11.633 turistas visitaram os atrativos da usina durante os quatro dias. O número superou as visitas do ano anterior em 40,8%. Os dados não consideram as visitas institucionais ou os turistas que entraram pelo lado paraguaio da Itaipu.
Por dia
Este ano, o dia de maior movimento na usina foi o domingo (29), com a visita de 4.028 turistas. Em seguida foi o sábado (28), com 2.954 visitas, e a segunda-feira (30), com 2.582. A terça-feira (1º) foi mais tranquila, com 2.069 turistas aproveitando os atrativos do CTI. A atração mais procurada foi a Visita Panorâmica. As belas paisagens da usina foram curtidas por 7.853 pessoas durante os quatro dias de feriado. O Ecomuseu recebeu 1.443 turistas, garantindo o maior crescimento no número de visitantes em relação a 2017: 430,51%.