Cotidiano

Transporte público: 120 pontos vão deixar de existir

Visando ao início da operação dos novos Terminais de Transbordo Nordeste, no Bairro Brasmadeira, e do Leste, no São Cristóvão, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel vai desativar 120 pontos de ônibus nas regiões norte e leste da cidade. A mudança começa dia 19 deste mês. Em contrapartida, serão instalados 52 novos pontos de embarque e desembarque nessas mesmas regiões para a implantação das adequações dos itinerários.

O motivo, segundo o presidente da companhia, Alsir Pelissaro, é técnico e ele garante que não vai prejudicar os passageiros. “São alterações mínimas, no máximo distância de uma ou duas quadras. Isso, na verdade, vai facilitar, pois é o começo de um novo sistema que até novembro vai trazer mais qualidade para a população. E nós precisamos fazer essas alterações técnicas. Queremos os dois novos terminais em funcionamento até o dia 20 deste mês”, diz.

Segundo ele, serão extintos 68 pontos de ônibus porque as linhas serão alteradas e haverá um novo terminal de transbordo, facilitando o deslocamento dos passageiros.

Estrutura física

Já com relação à estrutura física dos pontos, já que muitos ainda são identificados apenas por um poste ou uma placa, o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, informou que em praticamente todos os casos será feito o remanejamento dos atuais abrigos e os que precisarem de manutenção serão encaminhados para conserto.

Mas até o dia 20, mesmo com a retirada dos abrigos, as linhas continuam funcionando normalmente nas atuais rotas. Os pontos que serão tirados de operação tiveram uma mensagem afixada nas estruturas para alertar os passageiros sobre as mudanças.

Essa operação antecipada é necessária, nesse momento, para a Cettrans poder desativar o atual Terminal Leste, que está no canteiro central da Avenida Brasil. “Precisamos fechá-lo para que as obras de abertura da Rua Jacarezinho possam ter início. O PDI [Programa de Desenvolvimento Integrado] está na reta final, então precisamos agilizar para que aquele trecho da Brasil passe pelas obras necessárias”, conta Pelissaro.

Novos itinerários

Os estudos dos novos itinerários estão sendo feitos pela Cettrans e pelas empresas concessionárias do transporte público, que nos últimos dias analisaram cada linha das regiões norte e leste.

Conforme o presidente Alsir Pelissaro, a Cettrans ainda precisa fechar mais alguns detalhes como as linhas que vão ligar o Terminal Nordeste ao Centro da cidade, mas em breve a companhia de trânsito vai divulgar todas as informações necessárias para a população: “Será feita uma ampla divulgação nos veículos de comunicação, nos próprios ônibus e nos terminais. Os passageiros serão muito bem informados”.