Informe da redação
Rosa Weber assume TSE
A ministra do Supremo Rosa Weber será empossada presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira (14), às 20h, no Plenário da Corte, em Brasília. Rosa vai substituir o ministro Luiz Fux e ficará no cargo até maio de 2020, quando termina seu segundo biênio como ministra titular. Seu primeiro grande desafio será já em outubro, quando o País elegerá o próximo presidente e, ainda, governadores, deputados estaduais e federais e senadores.
Pesquisa Ibope
O Ibope está fazendo entrevistas em 13 estados e deve apresentar os resultados de cada um deles individualmente, tanto para presidente quanto para governador e senador nos próximos dias. De ontem até sábado serão divulgadas 29 pesquisas de intenção de voto, conforme registros no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Primeira pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas divulga hoje (14) levantamento feito por amostragem em todo o território nacional. No formulário da pesquisa, 13 candidatos a presidente da República foram apresentados aos entrevistados. O formulário apresenta um cenário com o PT lançando o ex-presidente Lula e outro com o PT lançando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Nível de confiança
Entre as perguntas feitas há, inclusive, uma para apurar a confiança dos entrevistados na confirmação da candidatura de Lula. “Em sua opinião, o ex-presidente Lula conseguirá ser candidato a Presidente do Brasil ou a sua candidatura será impugnada pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral?”, diz o questionário.
Foco na campanha
O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) se licenciou do cargo ontem para se dedicar exclusivamente à campanha ao governo do Estado. O anúncio foi feito pelo parlamentar durante sabatina organizada pela Faep (Federação da Agricultura do Paraná), ontem, em Curitiba. Ratinho Junior afirmou, porém, que ainda não decidiu se pedirá 60 dias ou 90 dias de licença.
Saia justa
Por coincidência (ou não), o deputado deixou o cargo justamente antes da votação do veto da governadora Cida Borghetti (PP) – sua adversária na disputa – ao reajuste do funcionalismo público. Enquanto Cida insiste na proposta de 1% de reposição, parte dos parlamentares, incluindo o grupo de Ratinho, quer o reajuste de acordo com a taxa da inflação, de 2,76%.
Sabatina
Hoje os candidatos serão sabatinados por delegados da Polícia Civil do Paraná. Será em Curitiba, a partir das 18h30.
Carta do Sudoeste
Definida nova data, os principais candidatos ao governo do Paraná estarão em Francisco Beltrão nesta sexta-feira (17) para receberem a Carta do Sudoeste. O encontro vai reunir empresários, prefeitos, vereadores e representantes de entidades e instituições da região. Quatro candidatos confirmaram presença: Cida Borghetti PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB) e Ratinho Junior (PSD).
Demandas
A Carta do Sudoeste contempla 49 itens em diversas áreas, mas a principal demanda é a melhoria da infraestrutura de transportes, uma solução viável para o Corredor Sudoeste e outras rodovias utilizadas como rota para escoar a produção, além do apoio para viabilização do aeroporto regional e um ramal ferroviário. Muitas dessas demandas vêm desde a primeira carta feita em 2002.
José Bretas é homenageado
Foi entregue ontem Título de Honra ao Mérito ao professor de Direito Penal e Processual Penal e coordenador do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita, José Bolívar Bretas. A homenagem reconhece os 49 anos dedicados à carreira de advogado e 28 anos compartilhados com a docência na Unipar. São mais de 20 anos só na docência na Unipar em Cascavel.