OPORTUNIDADE

Itaipu divulga resultado de patrocínio de seleção pública voltado para a cultura

Foto: Divulgação/Itaipu
Foto: Divulgação/Itaipu

Foz do Iguaçu - A Itaipu Binacional publicou o resultado do edital de patrocínio de projetos na área de cultura. Dos 385 projetos inscritos, 60 foram selecionados (16%): três de abrangência nacional e internacional, e 57 iniciativas de abrangência municipal e estadual. O total de recursos destinados a essa modalidade soma R$ 3 milhões.

Eliminação e Seleção dos Projetos

Dos projetos inscritos:

  • 183 foram eliminados (56%) por falta de enquadramento;
  • 142 desclassificados (44%) devido à nota insuficiente.

As propostas selecionadas serão comunicadas por e-mail corporativo e terão até cinco dias corridos para manifestar interesse no patrocínio.

Edital de Feiras e Exposições Ainda Aberto

A Itaipu reforça que as inscrições para o edital de feiras e exposições permanecem abertas até às 18h do dia 31 de janeiro de 2025. As entidades interessadas podem acessar as informações e sanar dúvidas pelo site oficial: www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios.

Segundo Marcos Rogério Pinto, gerente de Gestão da Comunicação Social da Itaipu:

“Muitas entidades se inscreveram em uma modalidade errada. Porém, essas entidades ainda têm tempo para participar do edital correto, que está aberto até o dia 31 de janeiro.”

Como Participar do Edital de Feiras e Exposições

No edital em aberto, as entidades devem atender aos seguintes critérios:

  • Ser sem fins lucrativos e com pelo menos 12 meses de constituição;
  • Inscrever eventos vinculados ao aniversário de municípios ou datas comemorativas;
  • Propor ações na área de atuação prioritária da Itaipu, que engloba 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, abrangendo uma população de 11 milhões de habitantes.

O total de recursos disponíveis para essa modalidade é de R$ 3,5 milhões. Os critérios de avaliação incluem o potencial de comunicação do evento e outros aspectos descritos no edital.

A gestão de patrocínios recomenda que as proponentes leiam atentamente o edital e assistam aos vídeos explicativos para garantir o atendimento às regras.

Três Editais de Seleção Pública

Desde novembro do ano passado, a Itaipu lançou três editais de seleção pública:

  1. Esporte – Recursos: R$ 3,5 milhões;
  2. Cultura – Recursos: R$ 3 milhões;
  3. Feiras e Exposições – Recursos: R$ 3,5 milhões.

Objetivos dos Editais

A Itaipu Binacional busca, por meio desses editais, alinhar sua missão de gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental. Os editais têm como objetivos:

  • Fortalecer organizações sociais e suas causas;
  • Promover inovação e transformação social e ambiental;
  • Preservar o patrimônio histórico, cultural e turístico;
  • Incentivar o desenvolvimento das populações vulneráveis;
  • Contribuir para a segurança hídrica e energética.

Centralização e Otimização dos Recursos

Com a abertura de editais em períodos específicos, a Itaipu busca centralizar os pedidos de patrocínio, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Isso garante maior controle sobre a prestação de contas e alinha os investimentos aos objetivos estratégicos da empresa.

Fonte: Itaipu