A decoração é responsável por tornar um imóvel em um lar. Com móveis e decorações, é possível não apenas deixar um local mais bonito, mas, também, torná-lo mais funcional, confortável e valorizado no mercado imobiliário. Porém, para alcançar todos esses objetivos, é indispensável ter a ajuda de um profissional.
Um designer de interiores é um profissional especializado em decoração de imóveis nos mais diferentes estilos e funcionalidades. Além de ajudar o cliente a aproveitar o máximo de seu espaço, o designer ainda pode construir projetos baseados na necessidade de cada um, tornando o serviço ainda mais personalizado.
Ainda assim, pode existir a dúvida: por que contratar um designer de interiores? Aqui estão alguns dos motivos principais!
Economia
Ainda que exista o pensamento de que contratar um profissional seria um gasto extra, o que acontece na realidade é que o serviço de um designer acaba gerando economia de tempo e dinheiro para os clientes. Além de realizar a curadoria dos móveis e evitar que os clientes tenham que visitar várias lojas até que encontrem as peças ideais, os designers ainda possuem contatos exclusivos com distribuidores e, muitas vezes, conseguem garantir os melhores preços!
Funcionalidade
A tarefa de transformar espaços pequenos, por exemplo, em locais extremamente confortáveis e funcionais é do design de interiores! Dependendo da necessidade de cada espaço e de cada cliente, o designer consegue traçar um plano de decoração que utilize bem cada centímetro do imóvel.
Através desse plano, o designer pode auxiliar os clientes a tomarem decisões difíceis como optar por cores claras ou escuras, por um sofá retrátil ou estático, ou por uma mesa redonda, ou quadrada, por exemplo. Ainda que para os leigos pareçam decisões simples, cada um desses detalhes influencia na funcionalidade dos espaços.
Segurança
Além de garantir a funcionalidade dos espaços, o designer de interiores também é responsável por prevenir situações de risco e orientar seus clientes sobre o uso de materiais apropriados para cada uso do imóvel. Por exemplo, um designer experiente pode selecionar o tipo mais adequado de piso para áreas externas, considerando fator como aderência e durabilidade, além de planejar o posicionamento ideal dos móveis, assegurando uma circulação fluida e segura nos ambientes.
Valorização do imóvel
Ter um projeto assinado por um designer de interiores experiente é algo que colabora para a valorização do imóvel no mercado. A contratação de um profissional significa que o imóvel foi bem pensado em cada detalhe e está pronto para ser utilizado.
Fonte: iStock/ Giselleflissak