Brasil - Estamos a poucos dias do Carnaval, época em que milhões de brasileiros vão às ruas participar de bloquinhos e aproveitar a folia. Durante esse período, a festa não costuma ter hora para terminar e muitos acabam “maratonando” bloquinhos, pulando de um a outro de forma ininterrupta. Para isso, é importante tomar alguns cuidados em relação à saúde.
O Brasil está passando por uma das maiores ondas de calor da sua história, com alguns estados apresentando sensações térmicas muito acima dos 40ºC. É muito importante se atentar a fatores como hidratação e alimentação, determinantes para garantir conforto e bem-estar ao longo do dia.
A seguir, confira algumas dicas práticas de como reduzir riscos e se manter firme durante sua maratona carnavalesca:
Hidratação
Se manter hidratado é sempre importante em quaisquer circunstâncias, mas existem alguns detalhes que tornam o Carnaval uma situação de cuidados redobrados. Para começar, o fato de os bloquinhos se passarem nas ruas coloca todos na mira direta dos raios solares, ou seja, o calor será forte. Além disso, a aglomeração de pessoas deixa a temperatura mais intensa, então a transpiração será excessiva e constante.
O corpo passa a perder líquido muito rápido, criando uma grande necessidade de reposição. Beber água o tempo inteiro é fundamental, então leve uma garrafa consigo e providencie mais sempre que necessário. Água de coco e isotônicos também são recomendados, já que colaboram com a hidratação.
Apenas evite exagerar no álcool, pois as bebidas causam um efeito reverso, promovendo a desidratação.
Alimentação
A alimentação segue uma lógica semelhante: os alimentos não devem ter a função exclusiva de garantir sustância, mas também de hidratar. Durante os bloquinhos, pode ser difícil arranjar tempo para comer adequadamente, então a preparação precisa começar antes de sair de casa.
Os profissionais da faculdade de medicina recomendam um café da manhã ou uma refeição reforçada com proteínas magras, como frutas e alimentos integrais. Além de garantirem sustância, esses alimentos aumentam a retenção de líquido, estendendo o período em que o corpo consegue se manter hidratado.
Na rua, é importante buscar alimentos semelhantes, sempre priorizando refeições leves para evitar o mal-estar. Lembre-se que, durante os bloquinhos, a hidratação continua sendo prioridade, então apostar em frutas e vegetais ricos em líquido ajuda a complementar as necessidades do corpo nesse quesito.
Fonte: : iStock/ FG Trade