Toledo - Toledo foi um dos destaques em publicação feita recentemente na página do Centro de Liderança Pública (CLP) no Instagram. Em um dos indicadores do levantamento divulgado anualmente, a Capital Paranaense do Agronegócio apareceu em terceiro lugar no ranking nacional de acesso ao atendimento pré-natal entre os 404 municípios com mais de 80 mil habitantes.
Segundo o DataSUS, 93,45% das mães de crianças nascidas vivas em Toledo no ano de 2022 fizeram sete ou mais consultas antes do parto. Este índice só não é maior que o registrado em Pato Branco/PR (93,83%) e Uberlândia (93,46%)
Mais cinco cidades paranaenses estão entre as 20 mais bem posicionadas no ranking: Paranavaí (4º/93,22%), Umuarama (10º/90,22%), Curitiba (12º/90,10%), Apucarana (15º/89,73%) e Francisco Beltrão (16º/89,49%). No cenário nacional, o “Top 5” é completado por Itapeva/SP, que ocupa a quinta posição (92,33%).
O acesso ao pré-natal está dentro do quesito “Acesso à saúde”, um dos cinco pilares do levantamento realizado pelo CLP. “O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes à maternidade”, salienta a publicação do Centro de Liderança Pública.
AMI
De acordo com a gerente do Ambulatório Materno Infantil (AMI), Marcia Mallmann, este resultado é fruto de sólidas políticas públicas colocadas em prática pela Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao longo dos anos. “Na realidade, isso é uma construção em rede do atendimento à gestante, e essa construção já vem de muitos anos. O ambulatório materno infantil, por exemplo, surgiu com a reorganização das unidades em função da pandemia. Nessa concentração das gestantes em um só espaço, tivemos uma diminuição da mortalidade infantil bem considerável”, recorda.
A gerente pontua que o AMI atua prioritariamente com gestações de risco alto ou intermediário e que todas as unidades sob gerência da Secretaria Municipal de Saúde possuem profissionais treinados para seguir protocolos de atendimentos a este público. “Na atenção primária, há um trabalho de acolhimento realizado pelas equipes de enfermagem, o que permite o pré-natal precoce, desde o momento em que a mulher relata um atraso da menstruação, quando já é feito um exame de gravidez em até 24 horas”, detalha. “Após a abertura do pré-natal, toda a equipe daquela unidade onde a gestante está sendo atendida se envolve no processo”, observa.
Márcia explica que, na primeira consulta, o enfermeiro, para a boa evolução da mamãe e do bebê, já faz a solicitação de medicamentos e suprimentos essenciais, como ácido fólico e sulfato ferroso. “A partir daí há toda uma programação de exames de sangue e ultrassons, que devem ser feitos na data agendada, pois fará muita diferença para o desenvolvimento do bebê dentro do útero e nos primeiros anos de vida. Estes procedimentos ajudam, entre outras coisas, a detectar problemas silenciosos, como hipertensão e diabetes, cujos tratamentos têm maiores chances de sucesso se forem descobertos logo no início”, observa.
Fonte: Prefeitura de Toledo