Saúde

Prevenção: Cedip reforça uso de preservativo para evitar Aids e ISTs

Somente em 2022, foram 246 novos atendimentos somente HIV/Aids no Cedip

Prevenção: Cedip reforça uso de preservativo para evitar Aids e ISTs

Neste feriadão de Carnaval em que muitas pessoas participam da “folia”, o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) tem intensificado a orientação à comunidade para a prevenção de HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). “A folia está liberada”, mas é preciso agir com responsabilidade para não ter consequências no futuro.

Josana Dranka, coordenadora do Cedip, alerta para aquelas pessoas que estão arrumando a mala ou se inscreveram num bloco de Carnaval, que não esqueçam da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “Inclua nesta lista o preservativo, que são distribuídos em vários locais da cidade, mas que também estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde, ou ainda, podendo ser adquirido em qualquer farmácia”, lembrou.

Segundo Josana, muitas pessoas que tem diagnóstico da DST no Cedip relatam que se arrependem de não ter usado o preservativo e que segundo eles, não usaram porque não tinham no momento. “Por isso, estamos dando esse recado que leve junto o preservativo que tem vários modelos, e se previna porque é importante”, disse ela, que reforçou ainda que aqueles que tem os parceiros fixos podem quando começar um relacionamento mais sério, fazer a testagem do casal.

Caso a pessoa tenha relação sexual sem o preservativo por alguma razão, o Cedip conta com o medicamento PEP, que é uma profilaxia pós-exposição ao HIV. Ela pode ser usada em situações exposição sexual ou contato sangue. A medicação deve ser iniciada em no máximo 72 horas após exposição e vai servir como barreira ao vírus. Também conta com o PREP, uma medicação pré-exposição que permite a prevenção em adquirir o vírus. Ela pode ser usada diariamente para impedir a infecção.

Somente em 2022, foram 246 novos atendimentos somente HIV/Aids no Cedip. Em relação à casos notificados, foram 64 casos ao todo, sendo 37 de HIV e 27 de Aids. Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, a taxa de detecção de casos de Aids por cada 100 mil habitantes, no período de 2010 a 2019, em Cascavel é de 23,1, maior inclusive que a média nacional que é de 17,8.

 

No Paraná

Regularmente, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), realiza a distribuição de insumos preventivos aos 399 municípios do Estado, para que realizem ações de prevenção, orientação e distribuição durante o ano inteiro. Somente para o período de verão e Carnaval, já foram disponibilizados aproximadamente 2 milhões de preservativos internos e externos, 15 mil testes rápidos (HIV/Sífilis, Hepatite B e Hepatite C) e três mil autotestes para diagnóstico do HIV.

“Se houver a necessidade de reforçar o envio de insumos para a prevenção dessas doenças, o município deve solicitar junto a Sesa. Estamos prontos para atender a demanda de forma que o usuário não fique desassistido e receba todo suporte necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A pasta destaca ainda a importância da prevenção combinada, uma estratégia unificada de cuidados. “Nenhum método de prevenção isolado é suficiente. É preciso que seja uma prevenção combinada que abrange o uso de preservativos, testagem para HIV/Sífilis e HPV, Profilaxia Pré Exposição (PrEP), Profilaxia Pós Exposição (PEP), imunização para HPV e Hepatite B, adesão da terapia antirretroviral e redução de danos”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

No Paraná, de 2015 a 2022 foram notificados 9.641 casos de Aids em adultos e 19.040 de HIV. A maior concentração de casos está na faixa etária de 20 a 39 anos (65,7% do total de casos). Em 2022 o número de adultos diagnosticados com sífilis no Paraná foi de 10.738.

 

Teste rápido

O Cedip que trabalha tanto no diagnóstico como no tratamento das pessoas com HIX/Aids, inclusive com a dispensação de medicamentos, conta ainda com disponibilização de teste rápido gratuito de HIV/Aids para população de segunda a quarta, das 7h às 12h, e na quinta das 7h às 17h. Há ainda a oferta de autotestes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O espaço fica na Rua Cuiabá, nº 2340. Mais informações pelos telefones 3902-1247/ 3902-1722 e Whatsapp 9 9147-6583.

 

Foto: Sesa