Médicos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e também da região participaram nesta semana de uma importante capacitação sobre o preenchimento da Declaração de Óbito.
O evento foi promovido em uma parceria entre o Governo do Estado e o Município, ao longo de toda a quarta-feira (01). O objetivo foi aprimorar a qualidade das informações contidas no documento cujos dados integram o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
A Declaração de Óbito desempenha um papel estratégico na identificação dos fatores que contribuem para doenças na população, fornecendo esclarecimentos valiosos para o planejamento de políticas de prevenção e promoção da saúde. Os dados contidos nesse documento são essenciais para direcionar os investimentos estratégicos na área da saúde.
Fábio Garani, médico da Vigilância Epidemiológica da 17ª Regional de Saúde, atuou como facilitador do evento, compartilhando seu conhecimento e experiência com os participantes. A iniciativa demonstra o compromisso contínuo com a melhoria da saúde pública e a qualidade das informações sobre mortalidade
A diretora técnica do Hospital Municipal, a médica Bárbara de Castro, ressaltou a importância de cumprir rigorosamente as exigências legais. “ É nossa obrigação constatar e atestar corretamente esse documento, garantindo que todas as informações estejam em conformidade com as diretrizes estabelecidas”, pontuou.
Fonte: PMFI