Com mais de 2 mil casos ativos (com capacidade de transmissão do vírus), quase o dobro do total de Cascavel, Toledo enfrenta o pior cenário da pandemia. São 15.384 infectados desde o início da pandemia, dos quais 144 não sobreviveram.
Na noite desta quarta-feira, o sistema de saúde entrou em colapso. Sem leitos de UTI há mais de duas semanas, ontem à noite Toledo informou que havia intubado mais dois pacientes no Pronto-Atendimento Municipal, totalizando 11 pacientes intubados no local e contando com apoio de aparelhos. A prefeitura divulgou uma carta aberta à população informando o esgotamento de toda a capacidade de atendimento a pacientes graves de covid-19. “Não chegamos a este momento por ausência de esforços, de medidas ou de alertas”, diz trecho da carta. Confira a íntegra:
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO TOLEDANA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunica à população que no início da noite desta quarta-feira (03) ocorreu a intubação orotraqueal de mais dois pacientes que se encontram no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital), totalizando assim 11 pacientes intubados e contando com apoio de aparelhos.
Isto significa o esgotamento de toda capacidade de atendimento a pacientes graves de Covid-19. Não chegamos a este momento por ausência de esforços, de medidas ou de alertas.
Temos profissionais extenuados, angustiados e sofrendo com esta situação e este é o sentimento de todos nós desta Secretaria. Seguimos com os esforços para ampliar a capacidade de atendimento no PAM.
Mais do que nunca se faz necessária a prevenção. Renovamos o apelo à nossa sociedade e a nossa gratidão àqueles que têm redobrado os cuidados para com o outro nas mais diferentes frentes.