A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou, nesta sexta-feira (24), o primeiro caso de Chikungunya em Cascavel. A paciente é do sexo feminino, tem 40 anos, mora no bairro Claudete e não apresenta comorbidades. A mulher não tem histórico de viagem, portanto, trata-se de um caso autóctone (contraído em Cascavel). Ela apresentou sintomas no dia 1º de março, teve material coletado para exames no dia 6 de março e o caso foi confirmado hoje.
A Sesau reforça a orientação à população para que cuide, de maneira eficaz, de seus quintais para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya e também da dengue. É imprescindível que os cuidados continuem sendo tomados. São esses cuidados que levam Cascavel ter apenas 28 casos confirmados de dengue até o momento. Só a título de comparação, Foz do Iguaçu possui 1.100 casos.
A prevenção à dengue, Zika e Chikungunya é uma responsabilidade de todos. O Chikungunya foi identificado pela primeira vez no mundo em 1952, na Tanzânia.
Saúde