Cascavel - Quem foi à Prefeitura de Cascavel nos dois últimos dias notou que o posto da Jucepar (Junta Comercial do Paraná) estava fechado. Isso porque, a agência teve os atendimentos suspensos devido à falta de servidores. A situação acabou causando transtornos para contadores e empresários da região, já que o posto atende diversos municípios. De acordo com o Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região), sem o suporte local, os profissionais do setor precisam recorrer à sede em Curitiba, o que tem gerado atrasos e dificuldades no andamento dos processos contábeis, já que dependem de telefonemas e resposta em “chats”.
A situação tem gerado reclamações entre contadores que relataram à reportagem do O Paraná que a unidade está sem atendimento há pelo menos dois dias. O Sincovel confirmou o problema e explicou que a situação se agravou após a exoneração de um servidor no dia 31 de dezembro de 2024 e que desde 10 de fevereiro, a única funcionária restante entrou em período de férias, desta maneira, o posto ficou inoperante.
A presidente do Sincovel, Ionara Boaroli de Bortoli, disse à reportagem que o sindicato realizou reuniões no mês de janeiro com representantes da Prefeitura para discutir a necessidade da manutenção do posto da Jucepar na cidade. Ela anda lembrou que em gestões anteriores, houve esforços para garantir o funcionamento da unidade, compromisso que também consta no plano de governo do atual prefeito, Renato Silva.
Conforme apurado extraoficialmente, um novo servidor deverá ser nomeado para realizar o trabalho na segunda-feira (17). Contudo, diferente do que os contabilistas desejam, Paulo Vengen não deve retornar ao setor.
Histórico
Desde 2020, a unidade da Jucepar em Cascavel funciona sob a gestão da prefeitura, após ser transferida da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), mas com uma equipe reduzida.
Prefeitura emite nota
Em nota enviada à redação no final da tarde de sexta-feira (14), a Prefeitura de Cascavel reforçou que “entende a importância do trabalho da Junta Comercial para auxiliar nos processos junto aos empresários. A fim de resolver esse impasse, já está marcada para próxima segunda-feira (17), uma reunião entre o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Casa Civil, e representantes da Acic, Sincovel e demais entidades de classe”. De acordo com a nota, “o objetivo será organizar o funcionamento e os trâmites para o serviço de atendimentos a empresários de Cascavel e da região, uma vez que são 20 municípios atendidos na cidade. O Município se compromete em chegar a uma solução definitiva em prol do empresariado”.