Descubra tudo sobre o novo modelo de pedágio no Paraná e como os leilões influenciam o setor de agronegócio - Foto: Reprodução
Descubra tudo sobre o novo modelo de pedágio no Paraná e como os leilões influenciam o setor de agronegócio - Foto: Reprodução

Cascavel e Paraná - Na manhã desta terça-feira (28), o governador do Paraná, Ratinho Junior, participou da abertura da AveSui, em Cascavel, uma das maiores feiras mundiais do setor de proteína animal. Durante o evento, ele destacou o potencial econômico do agronegócio e concentrou sua fala no novo modelo de concessão do pedágio no estado, que entra em uma nova fase com o leilão do Lote 5, previsto para a próxima quinta-feira.

O governo tem grandes expectativas em relação ao lote, que possui o maior valor de largada entre os já leiloados e contará com a disputa de duas empresas. Ratinho Junior ressaltou que os cinco primeiros lotes foram bem-sucedidos, com concorrência acirrada e descontos de até 60% nas tarifas em algumas praças, comparado ao modelo anterior.

Novo Modelo de Concessão de Pedágio no Paraná

O governador também fez um comparativo entre o sistema antigo e o novo. Enquanto o contrato anterior resultou em apenas R$ 7 milhões de investimentos ao longo de 24 anos, o novo modelo prevê aportes anuais de cerca de R$ 7 bilhões, distribuídos entre seis lotes. Só nos dois primeiros lotes, que já estão em andamento, o governo estima um investimento de R$ 2,5 bilhões e a execução de 70 quilômetros de duplicações até novembro.

Ratinho Junior destacou que o modelo paranaense de concessões tem sido referência para outras regiões do país. O ministro da Infraestrutura, Renan Filho, teria reconhecido o Paraná como exemplo a ser seguido em futuras concessões federais, devido à combinação de tarifas reduzidas e grandes volumes de investimento.

Com o avanço das obras e a expectativa de novos leilões, o governo estadual projeta que o sistema modernizado de pedágios trará melhorias significativas na infraestrutura rodoviária, tornando o Paraná um dos estados mais competitivos do Brasil em termos de logística e transporte.

Fonte: SOT